terça-feira, 18 de julho de 2017

JOVENS GUINEENSES COMEMORAM DIA INTERNACIONAL DE MANDELA



Os Jovens da ONG “Tchintchor em colaboração com o Instituto Padre António Vieira (IPAV) e com outras organizações realizam actividades de voluntariado no país para homenagear Nelson Mandela

As actividades de voluntariado de Tchintchor enquadram-se na comemoração do dia internacional Nelson Mandela que se celebra esta terça-feira e os jovens realizam limpezas voluntárias, em frente a Assembleia Nacional Popular.

Numa entrevista exclusiva à Rádio Sol Mansi (RSM), Saibana Balde, coordenador executivo da ONG Tchintchor, diz que Mandela deve servir de inspiração para uma Guiné-Bissau desenvolvida.

“Enquanto guineense Mandela deve ser um farol de esperança como orientação para construirmos a nossa Guiné-Bissau”, sustenta.

Para Saibana o dia internacional de Nelson Mandela deve servir de impulso para os trabalhos de voluntariado para um mundo melhor.

“Este é, sobretudo, um dia que deve ser de muitos de voluntariado porque Mandela dedicou 67 anos da sua vida para trabalhar em prol da cidadania, dos direitos iguais e do mundo melhor, por isso o dia de hoje deve ser de dedicação e de reflexão e do trabalho para mudar o mundo”, afirma.

Entretanto, no local a RSM falou com, Cadija Mané, uma das beneficiárias da Bolsa de Nelson Mandela, do departamento norte-americano e que teve em Washington, que, em referência ao líder mártir, Amílcar Cabral, aconselha os jovens a terem Mandela como estímulo.

“Nelson Mandela elogiou Amílcar Cabral como líder extraordinária do seu tempo porque eles idealizaram o que é viver em paz e com liberdade por isso eles devem estar presentes nas nossas vidas e poderão ajudar-nos a ter uma sociedade que sempre desejamos”, aconselha.

O dia internacional Nelson Mandela é dedicado à liberdade, justiça e democracia e foi instituída pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas em Novembro de 2009, e comemorado em 18 de Julho, data de nascimento do líder sul-africano.

Nelson Mandela lutou pela construção de uma vida melhor para o seu povo, garantindo a igualdade social para todos os negros que viviam na África do Sul durante o regime do Apartheid.

Mandela morreu em 5 de Dezembro de 2013, aos 95 anos de idade.

Imagem & Reportagem: Elisangila Raisa Silva dos Santos/radiosolmansi com Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário