terça-feira, 25 de julho de 2017

GÂMBIA: GOVERNO EXUMA CORPOS DE PESSOAS DESAPARECIDAS SOB GOVERNO DE JAMMEH



Banjul - Os corpos de pessoas dadas como desaparecidas durante o governo do ex-presidente Yahya Jammeh serão exumados tão logo as investigações sobre estes casos sejam concluídas, anunciou segunda-feira o ministro gambiano do Interior, Mai Fatty.

Ainda não acabamos com a exumação dos corpos. Precisamos da vossa ajuda para encontrarmos provas enquanto o inquérito prossegue. Temos então um longo caminho a percorrer", indicou Fatty no fim-de-semana durante uma conferência organizada pelas vítimas da violação dos direitos humanos do antigo governo.

"Não se trata de exumar apenas um corpo, mas um inquérito claro deve ser realizado. É preciso recorrer-se ao Tribunal, o que necessita de provas tangíveis. É a razão pela qual o processo está muito lento. Criamos uma comissão graças ao qual conseguimos descobrir alguns túmulos. Ainda não está tudo concluído. Restam vários corpos por exumar", sublinhou.

O governante defendeu que o seu pelouro continua "concentrado" e que os crimes não continuarão "impunes".

"Vamos investigar estas violações dos direitos humanos e haverá consequências", garantiu o ministro do Interior.

Sob o lema "Reflectir sobre a Tirania, Celebrar a Liberdade", associações de defesa dos direitos humanos das vítimas criticaram veementemente o balanço do reinado do ex-presidente Jammeh sobre esta matéria.

Conosaba/angop

Sem comentários:

Enviar um comentário