A delegação chefiada pelo Vice-almirante João Dores Aresta foi recebida esta quarta-feira, 11 de Outubro de 2023, pelo Chefe de Estado-maior da Marinha nacional, Hélder Nhanque.
No encontro, que decorreu nas instalações da Marinha, em Bissau, foram abordados assuntos ligados a segurança marítima e dos projetos que estão a ser desenvolvidos entre as duas instituições militares, no quadro da Cooperação militar entre Guiné-Bissau e Portugal.
Na sua comunicação, o Chefe de Estado-maior da Armada Guineense, HÉLDER NHANQUE, realçou a importância da parceria militar entre os dois países, destacando algumas ações realizadas neste quadro.
"Permita-me destacar algumas ações importantes realizadas no quadro desta cooperação, nomeadamente a restauração de uma sala de aulas, a recuperação da embarcação inoperacional há algum tempo e de quatro motores fora de borda e ainda a construção de uma rampa na Base Naval de Bissau" destacou Nhanque.
No Julho do ano passado (2022) a Guiné-Bissau e Portugal comemoraram 30 anos da cooperação na área da Defesa, no âmbito de uma visita efetuada, na altura, pelo Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas de Portugal ao país.
Em nome do Chefe de Estado-maior da Armada de Portugal, o Vice-almirante, JOÃO DORES ARESTA, falou dos projetos que estão a ser desenvolvidos na Guiné-Bissau, no âmbito da parceria.
"Foram deslocadas de Portugal para Guiné-Bissau duas embarcações para a fiscalização e de salvamento e a outra fase do projeto está ligado a formação dos agentes da Marinha guineense"
O ato contou com a presença do Brigadeiro General Mama Jaquité, em representação do Ministro da Defesa Nacional, Nicolau dos Santos, e do Brigadeiro General Samuel Fernandes, em representação do Estado Maior das Forças Armadas.
O assessor de imprensa
Mamadú Baldé
11de Outubro de 2023
Sem comentários:
Enviar um comentário