A juventude Africana Amílcar Cabral (JAAC) realiza entre 10 a 12 de setembro de 2023, em Bafatá, o III° Congresso daquela estrutura da juventude do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), sob o Lema: “Uma JAAC de Todos para Todos”.
O encontro magno da JAAC foi adiado por duas vez em 2021 (26 a 28 de novembro e 3 a 5 de dezembro), por falta de consenso entre os pretendentes à liderança da JAAC, obrigando o Comité Central do PAIGC a tomar a decisão de suspender a realização do congresso até depois da realização das eleições legislativas.
O congresso vai juntar cerca de 400 delegados [318 delegados e 82 membros do Conselho Central] vindos de todas as estruturas da JAAC no país e delegados vindos da diáspora.
Uma fonte junto da estrutura confidenciou a O Democrata que concorrem à sucessão do Secretário-geral cessante, Dionísio do Reino Pereira, dois candidatos, ambos pertencentes à direção cessante, nomeadamente, Ussumane Camará, porta-voz e deputado da nação, e Aksumi Luís Có, responsável do departamento das relações públicas.
Outra fonte contou a O Democrata que ontem, sábado, o Conselho central [órgão máximo entre os congressos da JAAC] reuniu-se tendo discutido e adaptado o anteprojeto da revisão dos estatutos da JAAC e o guião do III° congresso.
A mesma fonte explicou que os dois candidatos à liderança da JAAC vão ainda, este domingo 10 de setembro, formalizar as suas candidaturas junto à comissão organizadora do congresso.
Contatados pelo O Democrata, Ussumane Camará e Aksumi Luís Có confirmaram à intenção de concorrem à sucessão do Secretário-geral cessante.
Por: Tiago Seide
Conosaba/odemocratagb
Sem comentários:
Enviar um comentário