domingo, 21 de maio de 2023

Líder de APU-PDGB: “HAVERÁ NOVA GERINGONÇA NA GUINÉ-BISSAU PARA FORMAR GOVERNO”

[Campanha eleitoral] O líder de Assembleia do Povo Unido – Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB), Nuno Gomes Nabian, afirmou que nenhum partido ganhará as eleições legislativas de junho com maioria absoluta, por isso haverá nova “geringonça” para formar governo.

Nabian, que também exerce a função de chefe do governo, fez estas afirmações no comício popular realizado na tarde deste sábado, 20 de maio de 2023, no círculo eleitoral 25, concretamente no bairro “Lala Quema” para apoiar a cabeça de lista dos apuanos naquele círculo, Juelma Cubala

Reconheceu que as eleições vão ser muito renhidas, que nenhuma formação política vencerá com maioria absoluta, tendo frisado que se o seu partido estiver a frente ou merecer a confiança dos guineense para dirigir o país, vai reunir todos os partidos para dialogar e tentar formar uma coligação para formar um governo.

Acrescentou que se não ganharem as eleições, estarão abertos para negociar com o partido vencedor.

Sobre a situação da campanha de cajú, o chefe de governo explicou que o seu executivo está a trabalhar para encontrar uma solução.
“Temos que passar a mensagem clara sobre a situação da campanha de cajú à nossa população. A situação é conjuntural e como sabem, o mundo não está bem. O governo fez esforços e baixou as taxas como forma de encontrar uma solução para a presente campanha e permitir que os empresários comprem a castanha”, disse.

Revelou que o governo reuniu com os bancos no sentido abrir uma linha de crédito aos empresários a fim de poderem comprar a castanha de cajú, contudo declarou que a situação é conjuntural e que o governo está a fazer tudo para encontrar uma solução.

Nabian disse que o seu partido não está apegado ao poder e que está aberto para trabalhar com outras formações políticas.

Alertou, neste particular, que é necessário que o governo esteja disponível para coabitar com o Presidente da República, realçando que a APU-PDGB mostrou o exemplo de coabitação com o Presidente da República durante estes três anos.

Questionado sobre a situação de segurança, respondeu que o executivo que lidera investiu muito dinheiro a nível dos setores da defesa e segurança com o intuito de criar as condições para garantir a segurança aos guineenses.

Por: Assana Sambú
Foto: Marcelo Na Ritche
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário