O Governo reconheceu hoje que o sector da saúde pública enfrenta grandes desafios no combate as doenças contagiosas.
O ministro da presidência e do conselho dos ministros, Malal Sane, ao presidir o ato disse ainda que situação prevalece devido a fragilidade do sistema de saúde do país e insuficiência de recursos humanos.
“ O sector de saúde da Guiné-Bissau enfrenta vários desafios, em particular no combate a essas doenças contagiosas, e as principais vítimas são as populações mais vulneráveis. O combate a VIH SIDA, a tuberculose e o paludismo é um assunto bastante sério por causa de fragilidade e debilidade do sistema de saúde e insuficiência de recursos humanos qualificados nos diferentes domínios”, disse.
O reconhecimento vem no quadro da conferência de diálogo nacional sobre apreciação da proposta do pedido de financiamento com objetivo de desenvolver um entendimento comum do cenário e sector de saúde para a luta contra VIH SIDA, tuberculose e o paludismo no país.
Malal Sane garante ainda que o governo guineense vai disponibilizar uma contrapartida nacional para o combate a estas três doenças na base de orientações técnicas.
“ Para enfrentar esses desafios, governo compromete-se a disponibilizar uma contrapartida nacional na área de saúde para o combate a estas três doenças, em linha de orientações técnicas munidas” garantiu.
Durante dois dias, diferentes organizações vão debater e analisar a situação dos progressos e desafios para o combate ao VIH SIDA tuberculose e paludismo para formulação de pedido do financiamento.
Por: Diana Vaz/radiosolmansi com Conosaba do Porto
Sem comentários:
Enviar um comentário