Alfussene Ture
MADEM G-15 I SOLUÇÃO PA GUINÉ BISSAU
Bissau,02 jun 22(ANG) – O Presidente da República Umaro Sissoco Embaló enalteceu, esta quinta-feira, o empenho do seu homólogo da Costa de Marfim, Alassana Ouatarra para a abertura das ligações aéreas entre Bissau e Abidjan.
O chefe de Estado guineense que falava após a assinatura do acordo para o efeito, disse que o acto, demonstra a determinação da sua geração de restabelecer a boa imagem da Guiné-Bissau no exterior, após mais de 20 anos de crises cíclicas.
“Isso é mais um sin
al de credibilidade que o país dá ao mundo, com a abertura de ligações aéreas entre os dois países, asseguradas por uma reputada companhia Air Cotê D`Ivoire, com três voos semanais”, elogiou Umaro Sissoco Embaló, acrescentando que, em nome do povo guineense, só tem que dizer “obrigado”.
Por sua vez, o ministro cessante dos Transportes e Comunicações da Guiné-Bissau, Aristides Ocante da Silva exaltou o empenho e determinação do Presidente Sissoco e do seu homólogo Ouatarra, na materialização desse desejo de estabelecimento de ligações aéreas entre os dois países.
O governante guineense sublinhou que o acordo visa implementar a visão de desenvolvimento no quadro do espaço sub-regional à que os dois países pertencem e num sector tão importante para o desenvolvimento económico como os transportes.
“Este voo inaugural da companhia Air Cotê D`Ivoire, Abidjan/Bissau, de facto vai contribuir na mobilidade das pessoas, das mercadorias no nosso espaço sub-regional, mas também representa uma oportunidade de ponta aérea para a Guiné-Bissau se abrir à sub-região, ao nosso continente e ao mundo inteiro”, salientou Aristides Ocante da Silva.
O ministro dos Transportes da Costa de Marfim, Amadu Koné, reiterou que o Presidente Alassana Ouatarra e Umaro Sissoco Embaló fizeram tudo para que as ligações diretas Bissau/Abidjan sejam uma realidade.
“Foi isso que nos permitiu assinar hoje de manhã o acordo aéreo entre os nossos dois países, na presença do Presidente da República da Guiné-Bissau”, disse.
O governante costa-marfinense sublinhou que a iniciativa visa benefícios mútuos entre os dois Estados para que possam desenvolver um transporte aéreo seguro, competitivo e com um bom desempenho.
Os dois ministros dos transportes procederam ainda hoje a inauguração da Agência da Air Côte D`Ivoire, em Bissau.
Conosaba/ANG/ÂC//SG
Sem comentários:
Enviar um comentário