O governo através do ministério da Saúde Pública vai iniciar na próxima quarta-feira, 22 de Junho, a segunda campanha de vacinação contra Pólio em todo o território nacional.
Nos dias 22 ao 25 de Junho, decorrerá a campanha nacional de vacinação gratuita contra a Pólio para as crianças menores de 5 anos, uma vez que recentemente ressurgiram casos desta doença no país.
Perante este fato, que o secretário-geral do ministério da Saúde Pública, Queletche Na Isna, durante a inauguração do edifício da Direção dos Serviços de Imunização e Vigilância Epidemiológica (SIVE) no hospital 3 de agosto em Bissau, pediu a colaboração e a participação de todos uma vez que a luta pela erradicação da pólio é uma responsabilidade conjunta.
“Estamos na véspera da 2ª fase da campanha de vacinação contra pólio, quero pedir a colaboração e a participação de todos, principalmente os líderes de opinião e pessoas influentes da nossa sociedade”, apelou Na Isna.
Em relação a reabilitação da obra, o coordenador da Iniciativa Global para Erradicação do Pólio, Nirakar Panda, disse que “ objetivo desta obra é para facilitar o trabalho dos técnicos uma vez que a Guiné-Bissau depara com ressurgimento de novos casos de poliomielite que exige um trabalho afincado” referiu Panda.
Para a directora-geral da Saúde Materna Infantil, Mamai Barbosa, dar sentido à vida é uma necessidade humana e a preservação da saúde é a principal necessidade humana.
“Quando vimos a gentileza como esta, suspiramos e acreditamos num mundo melhor porque dar sentido à vida é uma necessidade humana e quando este sentido envolve um ideal colectivo grande, belos frutos podem ser colhidos e a preservação da saúde é a principal necessidade humana”, sublinhou.
A Guiné-Bissau foi certificada como livre de poliomielite em 2019, não tendo sido registados casos de pólio durante mais de 20 anos (entre 1998 e 2012). No entanto, quatro casos de poliomielite foram confirmados na região de Bissau e Biombo, na capital, em Outubro de 2021.
Por: Marcelino Iambi/radiosiolmansi com Conosaba
Sem comentários:
Enviar um comentário