Luanda - O presidente da Assembleia Popular da República da Guiné Bissau, Cipriano Cassamá, apelou o apoio do parlamento angolano para o reforço da capacidade institucional, formação e capacitação dos deputados, introdução de novas tecnologias e obtenção de meios logísticos.
Cipriano Cassamá que discursava hoje, terça-feira, na capital do país, durante as conversações oficiais entre as delegações parlamentares da Guiné Bissau e Angola, encabeçada pelo seu homólogo angolano Fernando da Piedade Dias dos Santos, com vista a troca de experiências no domínio parlamentar.
Segundo disse, sendo a Assembleia Nacional da República de Angola um órgão de soberania que está a abrir as portas do relançamento da cooperação entre os dois países, a diplomacia parlamentar deve assumir a dianteira do relacionamento entre os povos.
Realçou que, neste momento, o seu país precisa consolidar as várias conquistas alcançadas relativamente a democracia e estabilidade política, contando com o suporte de parceiros estratégicos para o desenvolvimento da Guiné Bissau, destacando neste particular, a República de Angola.
“Neste particular, é para nós importante crescer qualitativamente para que, num curto espaço de tempo, possamos estar ao nível do parlamento angolano: no reforço da nossa capacidade institucional, na formação, obtenção de novas tecnologias, assim como disponibilizar apoios susceptíveis para elevar o desempenho da instituição parlamentar”, explicou.
Disse ainda, que a cooperação interparlamentar é um domínio onde se pode promover também a troca de delegações, intercâmbios dos deputados, concertação de posições em organismos internacionais, funcionamento efectivo dos grupos de amizade, fomento da diplomacia parlamentar e desenvolvimento de seminários temáticos conjuntos.
“Tudo isso pode ser consubstanciado num protocolo de cooperação, a ser assinado no mais curto espaço de tempo que enquadre os eixos principais da nossa cooperação bilateral”, disse.
O presidente da Assembleia Popular da República da Guiné Bissau, Cipriano Cassamá, que encontra-se no país em visita oficial de quatro dias, pretende trocar experiências no domínio parlamentar, no âmbito das relações de amizade e cooperação entre os dois países.
As duas delegações abordaram dentre vários assuntos de interesse do parlamento guineense, à reforma parlamentar, promulgação da Constituição e trabalhos das comissões de especialidade, com vista a transmitir a experiência de Angola à aquele país.
portalangop
Sem comentários:
Enviar um comentário