Gabu, 22 Jun 15 (ANG) - O Director Regional da Agricultura de Gabu disse hoje esperar uma “boa” campanha agrícola 2015-2016 na zona, apesar do atraso das chuvas.
Em entrevista exclusiva à ANG sobre as perspectivas agrícolas deste ano, Lassana Dam advertiu que, para isso, os camponeses têm que“mudar as suas mentalidades”, passando a iniciar cedo a lavoura, utilizar sementes de ciclo curto e a apostar na diversificação das culturas.
“As populações não se devem limitar ao cultivo do arroz ou milho, mas também, das culturas como, a mancarra, mandioca, feijão e outras, para garantir a segurança alimentar,” aconselhou Dam para acrescentar que os agricultores devem seguir as orientações técnicas para evitar a repetição do “desastre” da campanha agrícola do ano passado.
Sobre a assistência às populações camponesas da região, o agrónomo informou que, no quadro da cooperação com a India, a sua direcção recebeu quatro tractores que, juntados aos dois doados pelo governo de Japão, permitirão, pelo menos, lavrar três mil hectares de terra nos cinco sectores que compõem a região.
Disse que os camponeses da região de Gabu recebem dentro em breve, da parte da sua direcção, sementes doados pelo Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), e que o governo promete fazer o mesmo.
Informações estatísticas indicam que as principais culturas na região de Gabu é o milho (nas suas diferentes variedades), o arroz e a mancarra, e que os camponeses praticam fundamentalmente, a agricultura manual ou seja de subsistência.
A direcção regional de Agricultura de Gabu, é composta pelos departamentos da própria agricultura, da floresta e da veterinária, e dispõe de dez técnicos, dos quais, quatro são quadros superiores.
Sem comentários:
Enviar um comentário