CABO VERDE E GUINÉ-BISSAU INICIAM RETOMA DE RELAÇÕES
O primeiro-ministro, José Maria Neves considerou ontem “importante e de grande significado” a visita de três dias que o seu homólogo da Guiné-Bissau, Domingos Simões Pereira, realiza à Cabo Verde.
Em declarações à imprensa depois de um tete-a-tete, José Maria Neves sublinhou que essa visita, marca o início da retoma das relações entre os dois países que se quer sejam de excelência.
Desde logo perspectivam-se trabalhos afincados pelos Governos dos dois países para por de pé importantes programas nos domínios da administração pública, da reforma do Estado, da segurança social das pescas, da agricultura, do turismo e dos transportes aéreos e marítimos.
Neste sentido José Maria Neves anunciou a retoma das ligações áreas entre a Bissau e Praia e falou também no reforço das ligações marítimas entre as duas cidades como forma de incrementar as relações comerciais existentes entre os dois países.
O chefe do Governo cabo-verdiano disse que há da parte cabo-verdiana toda a disponibilidade; há toda a abertura de Cabo Verde para, na medida das suas disponibilidades, apoiar a Guiné-Bissau nos planos nacional e internacional e também para aprender com a experiência o percurso que Guiné-Bissau tem feito nos últimos anos.
Por sua vez o primeiro-ministro da Guiné-Bissau, disse que o seu país quer ver Cabo Verde como uma grande referência naquelas reformas que tem sido capaz de implementar..
Simões Pereira encontra-se nesta quarta-feira no Mindelo onde mantem encontros com autoridades locais e instituições públicas e privadas sedeadas na ilha de São Vicente.
Para além da cooperação bilateral no domínio das pescas, formação profissional, ensino superior, turismo e transportes, Educação, Saúde, energias renováveis e formação profissional são outros sectores que os dois países querem privilegiar num acordo de intenções global que deverá ser assinado esta 5ª feira.
Do programa de visita de Simões Pereira a São Vicente constam visitas de cortesia ao Presidente da Câmara Municipal e à Câmara de Comércio de Barlavento.
Neste encontro de Mindelo, Simões Pereira elencou um conjunto de acções que augura implementar. De entre elas, a governação e infraestruturas, défice sentido na governação guineense.
Por seu turno o presidente da Câmara de Comércio de Barlavento, Belarmini Lucas, augura que condições sejam criadas para que desta feita a cooperação se efective.
Nomeação de um Embaixador para a Guiné Bissau, ligações aéreas e marítimas regulares, cooperação a nível do ensino superior e técnico profissional entre outros são assuntos avançados pelo Ministro da Presidência do Conselho de Ministros.
Démis Lobo diz que esta visita veio inaugurar uma nova era nas relações bilatrais com enfoque nas económicas e empresariais.
O 1º Ministro guineense visitou ainda a Enapor, Frescomar, Cabnave e Estruturas de frio.
Simões Pereira parte na tarde desta quarta-feira para Boavista com o mesmo programa de Mindelo.
Antes de regressar à Guiné Bissau o primeiro Ministro guineense, na Praia, tem encontro marcado com o Núcleo Operacional para a Sociedade de Informação, NOSI, dia 29.
(Rádio Nova - Emissora Católica de Cabo Verde)
Sem comentários:
Enviar um comentário