sábado, 6 de setembro de 2014

GÂMBIA: ILIBADO CHEFE DE REDACÇÃO DE JORNAL PRÓ-GOVERNO


Banjul, - O chefe de Redação adjunto do jornal pró-governamental gambiano Daily Observer, Alagie Jobe, e seu coacusado Mbye Bittaye foram postos em liberdade, quarta-feira, pela Câmara especial criminal do Alto Tribunal de Banjul por falta de provas das acusações de sedição que sobre eles impediam.

"A acusação não conseguiu provar as faltas cometidas pelos acusados e, por isso, desculpei os dois acusados", declarou o juiz da causa Emmanuel Amadi.

Desde o início do julgamento em Março de 2013, Jobe refutou as alegações de "prática de um acto com intenção sediciosa", "publicação sediciosa", "posse de publicação sediciosa", "dar informações falsas a um funcionário," e atos de negligência".

Os seu coacusado, Bittaye, um ex-funcionário da operadora de GSM Africell, também negou qualquer "prepararação para a prática de um acto com a intenção sediciosa".

O chefe de Redação adjunto estava preso desde a sua detenção em Fevereiro de 2013.

Ele teria publicado um artigo na edição do Daily Observar, de 19 Dezembro de 2012, em que especulava que um certo oficial do Exército, o major Lamin Touray, estava na iminência de uma nova detenção e prisão depois de julgado por contumácia por violação do Código de Ética e de serviço ao recusar assumir o comando na execução de algumas pessoas.
portalangop

Sem comentários:

Enviar um comentário