quarta-feira, 6 de abril de 2022

FUNDAÇÃO INTERNACIONAL OLYMPAFRICA VAI REABILITAR O CENTRO DE MANSOA/TERRA SANTA


A Fundação Internacional Olympafrica assumiu reabilitar o Centro Olímpafrica da Guiné-Bissau, situado no setor de Mansoa, norte do país. A construção do centro teve apoio financeiro do Comité Olímpico Internacional, em 2003, embora a obra nunca tenha sido concluída, por falta da comparticipação financeira do executivo da Guiné-Bissau.

Um gabinete de estudo fez uma avaliação para quantificar o orçamento necessário para financiar a reabilitação da infraestrutura olímpica nacional, contudo, não tornaram público o valor.

O anúncio da reabilitação do centro olímpico da Guiné-Bissau foi avançado à secção desportiva do Jornal O Democrata pelo diretor executivo da Fundação OlympAfrica, Alassane Thiermo Diack, durante uma entrevista no quadro da sua visita ao país e ao Centro Olímpafrica de Mansoa.

“Constatei que os trabalhos preparatórios estão bem feitos, inclusive existe um engajamento de uma fundação que vai integrar todo o processo da reabilitação. O país pode contar com o nosso esforço”, disse.

“Existe uma relação de mais de 20 anos entre o país e a Fundação Internacional Olympafrica. Isso vai refletir-se no engajamento de ajudar a resolver o problema do centro em Mansoa”.

Segundo explicações de Thiermo Diack, nos próximos tempos a direção executiva da Fundação Internacional Olympafrica vai reunir-se para analisar os dossiês do processo de reabilitação do centro.

Diack revelou que para além do centro de Mansoa, a instituição africana tem outro projeto de construir um segundo Centro Olímpico na Guiné-Bissau, em Bissau.

O presidente do Comité Olímpico da Guiné-Bissau, Sérgio Mané, mostrou-se satisfeito pelo apoio.
“É com muita satisfação, porque realmente o projeto de Mansoa tem a ver com toda uma dinâmica que criamos ao longo de vários anos e infelizmente por várias razões o projeto ficou estagnado. Quando há este tipo de vontade de ajudar o país a concluir um projeto, temos que dizer obrigado”, disse.

Os centros Olympafrica usam o desporto para promover a inclusão de jovens e crianças em situação de risco, buscando novas alternativas para vários males sociais, tais como drogas, delinquência e o desemprego.

A Fundação Internacional Olympafrica, sediada em Dacar, Senegal, é uma organização que tem por missão disseminar valores olímpicos no continente africano, através de uma rede de centros em toda a África.

Por: Alison Cabral
Foto: AC
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário