quarta-feira, 13 de abril de 2022

VISITA FMI

 

TÊTE-À-TÊTE ENTRE PM E CHEFE DA MISSÃO DO FMI
O Chefe do Governo reuniu-se hoje com a equipa de técnicos do Fundo Monetário Internacional (FMI) chefiado pelo Senhor José Gijon, Diretor da Divisão do Departamento Africano.

Esta é a quinta missão em um ano do FMI, e a visita marca a continuação do engajamento entre o FMI e a Guiné-Bissau.

Durante os últimos meses, a missão do FMI tem apoiado políticas governamentais para garantir envolvimento do País com as instituições de Bretton Woods ( Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional) num contexto socioeconómico difícil.

Registamos satisfatoriamente, que desde o ano passado que o FMI tem sido o parceiro que mais ajudou a Guiné-Bissau, com um pacote total de 60 milhões de dólares, repartido entre o programa de emergência, programa não financeiro e com alocação dos DTA's.

Esta é a terceira e última avaliação do programa de referência do FMI, que também vai servir para fazer um raio X a saúde financeira do País.

Outro aspecto que espelha o compromisso do Governo com o FMI, é o facto de ser a primeira vez em cinco anos que a Guiné-Bissau cumpriu os requisitos do artigo 4 °, o que vai permitir que o relatório sobre as sucessivas missões seja apresentado na reunião do Conselho de Administração do FMI no próximo dia 17 de junho do corrente ano. Este aspecto ajuda e explicar os avanços que irão concluir com sucesso a revisão do programa de referência, o que permitirá que a equipa técnica do fundo possa começar a preparar as negociações para um programa financeiro com a Guiné-Bissau no mês de setembro.

Esta missão vem essencialmente verificar as reformas solicitadas, a execução do OGE 21-22, e assegurar que o que foi discutido e acordado com o FMI para o OGE 22, ainda tendo em conta as circunstâncias especiais, globalmente continuam sendo cumpridas.

Sem comentários:

Enviar um comentário