quarta-feira, 27 de abril de 2022

ENCONTRO COM EMBAIXADOR DA REPUBLUCA DE TIMOR -LESTE NO BRASÍL. 25.05.2022

 

Fomos recebidos hoje em gesto de vista de cortesia pelo Senhor Olímpio Branco Embaixador de Timor Leste no Brasil, com quem abordamos vários assuntos , destacamos os seguintes.

Da nossa parte , tratando -se de um dia histórico para o processo da descolonização das ex - províncias ultramarinas 25 de Abril. Tivemos oportunidade de falarmos um pouco da história da luta de libertação nacional.

Aproveitando a ocasião, lembrando o nosso interlocutor o papel desempenhado pelo novo Estado da Guiné - Bissau junto da ONU apoiando sem reservas a Missão e a causa do povo timorense, que depois da independência em 1975 foi ocupado pela Indonesia.

Conversamos sobre o processo de Restauração da independência de Timor Leste , e o papel da diplomacia guineense junto do Estado indonésio no reconhecimento formal da independência de Timor Leste.

Reiteramos a gratidão que ficará para sempre gravada na memória do povo guineense , o apoio por parte do Governo de Timor Leste na realização das eleições gerais de 2014, em especial a criação pela primeira uma vez de uma “ Agência de Cooperação de Timor Leste para o Desenvolvimento “ , a escolha recaiu sobre o nosso país ( um instrumento ímpar na cooperação sul sul ). 

Trabalho que tivemos a oportunidade de acompanhar enquanto Encarregado Negócios em Lisboa em colaboração com Embaixador Hernâni Coelho, que viria a ser MNE - Timor Leste .

Também de lembrar apoio do Governo de Timor Leste na reafirmação da Guiné - Bissau na CPLP. Trabalho árduo com os Embaixadores timorenses - António de Araújo e Roque Rodrigues , com a coordenação do então Secretário de Estado de Administração Territorial de Timor Leste - Dr. Tomás Cabral , que acabou por viver na Guiné-Bissau durante meses, com objectivo de acompanhar de perto o processo eleitoral Reconhecemos o papel desempenhado pelo Presidente Ramos Horta - Prémio Nobel da Paz durante um ano e meio - enquanto representante especial do Secretário Geral da ONU na Guiné - Bissau.

Em conjunto prometemos trabalhar em prol da amizade entre os povos e os Governos , com destaque na concertação das nossas ações no Brasil.

É Justo reconhecer amizade entre os nossos dois países.
🙏



Sem comentários:

Enviar um comentário