sexta-feira, 22 de abril de 2022

Governo guineense diz que está a tentar corrigir o que ficou por fazer desde a independência

Foto/arquivo
O primeiro-ministro guineense, Nuno Gomes Nabiam, defendeu hoje que o seu Governo está a tentar fazer o que ficou por realizar em 50 anos de independência, dotando as cidades de infraestruturas indispensáveis, como estradas.

Acompanhado de vários ministros, Nabiam visitou algumas obras em Bissau, nomeadamente estradas interurbanas, a futura primeira autoestrada do país que vai ligar o aeroporto Osvaldo Vieira à vila de Safim e ainda a pavimentação do hospital Simão Mendes.

O primeiro-ministro considerou que a atual equipa que governa a Guiné-Bissau terá de "fazer tudo" no sentido de dotar o país de infraestruturas como em outros países.

"Passaram-se 50 anos (desde a independência) e este Governo, de facto, quer ser um governo diferente. Como disse o nosso Presidente, somos uma geração do concreto. Queremos deixar obras", afirmou Nabiam.

Ladeado do embaixador da China na Guiné-Bissau, o primeiro-ministro guineense salientou que os governantes do país "até ficam mal" quando viajam para países vizinhos e constatam que ali há progressos.

"Quando viajamos para o Senegal, para a Gâmbia, sentimo-nos mal, nós que estamos a governar, porque passaram-se 50 anos e não há progressos. Queremos mudar essa tendência. Daqui a cinco meses vamos ter uma cidade diferente com todos os requisitos que requer uma cidade moderna", observou Nuno Nabiam.

Por enquanto as obras da futura autoestrada, financiada pela China, estão na terraplenagem, mas dentro de cinco meses, Nabiam disse que estarão prontas.

Atualmente o Governo guineense estuda as modalidades para indemnização aos donos das casas e armazéns demolidos pelas obras da futura autoestrada. Nuno Nabiam afirmou que a Guiné-Bissau está em condições de pagar os custos e a totalidade das obras realizadas.

"O Presidente da República disse que o nosso lema é a luta contra a corrupção: Tudo o que ganharmos, impostos e taxas, tem de ser posto à disposição da população. Dentro de quatro, cinco meses vão ver as mudanças no centro de Bissau", observou Nabiam.

Antes de visitar as obras da futura autoestrada, o primeiro-ministro percorreu demoradamente as estradas, em construção, nos bairros de Bôr e Sitec, arredores de Bissau, e ainda visitou os trabalhos de requalificação na zona do Bissau Velho, onde estão a ser colocadas calçadas e lancis dos passeios.

Conosaba/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário