terça-feira, 26 de abril de 2022

Justiça/PJ beneficia de duas viaturas da marca Toyota Hilux

Bissau, 26 Abr 22 (ANG) – A Direção Nacional da Polícia Judiciária (PJ), e o Centro Prisional de Bissau e Biombo da mesma instituição judicial beneficiaram hoje de duas viaturas da marca Toyota Hilux, e uma sala equipada para ações de capacitação dos seus agentes.

O donativo é do Escritório das Nações Unidas para o Combate a Droga e Crimes Organizado (ONUDC).

No acto de entrega dos referidos apoios, a ministra da Justiça e dos Direitos Humanos, Teresa Alexandrina da Silva, disse que a entrega de duas viaturas irá reforçar a PJ no combate ao tráfico de drogas, que a sua Célula Aeroportuária Ante Tráfico tem estado a levar a cabo.

Alexandrina da Silva disse que o governo da Guiné-Bissau, vai ainda contar com o acompanhamento técnico e financeiro da ONUDC, para as acções que pretendem realizar nos próximos tempos.

“Além do combate ao tráfico de drogas, outra prioridade do governo tem a ver com o combate a corrupção, em todas as suas manifestações. Para esse efeito, já temos uma extratégia nacional aprovada, e gostariamos de passar agora para a fase de sua operacionalização, ou seja a elaboração de um plano de acção para a sua implementação”, salientou.

A governante sublinhou que, para que isso aconteça, mais uma vez ,vão precisar de apoio total dos seus parceiros dentre os quais a ONUDC.

Por seu turno, o Director Nacional da PJ, Domingos Correia, defendeu que o acto representa um reforço , fruto da cooperação entre a PJ e a ONUDC enquanto principal Agência das Nações Unidas de luta contra o crime organizado.

Acrescentou que as duas viaturas recebidas irão reforçar os seus agentes nos trabalhos da investigação.

“Acabamos agora de testemunhar a inauguração de uma sala de formação dos agentes da PJ, onde serão ministrados cursos de capacitação aos nossos operacionais, e tudo isso é visto como pequenos ogestos que representam grandes passos significativos no trabalho quotidiano levado a cabo pela nossa instituição”, referiu o Director Nacional da PJ.

O Director Regional de Escritório das Nações Unidas para o Combate a Droga e Crimes Organizados da África Central e Ocidental, Amado Philip de Andrés, reconheceu os esforços que a PJ tem demostrado na luta contra o tráfico de drogas e crimes organizados, traduzidos em importantes apreensões registadas nos últimos tempos.

Acrescentou que, com a entrega das respectivas viaturas, o ONUDC pretende contribuir para o aumento da capacidade operacional da PJ contra o tráfico ilícito de drogas e crimes organizados no país.

“E a sala de formação equipada e entregue hoje a PJ, representa um esforço para o aperfeiçoamento dos profissionais da PJ”, disse o Director Regional ONUDC.

Amado Philip de Andrés reiterou a continuidade de apoio da ONUDC à PJ guineense na luta conjunta das duas organizações contra o tráfico de drogas e crime organizado.

Conosaba/ANG/LLA/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário