segunda-feira, 25 de abril de 2022

ONTEM, NO PORTO (CIDADE INVICTA), APRESENTAÇÃO DO LIVRO "NÃO HAVIA TRÂNSITO" FOI UM ÊXITO


Este domingo, 24 de abril de 2022, foi apresentado publicamente o Livro “Não Havia Trânsito" do escritor guineense A. Vera Cruz, na CSA A Gralha, sita na Tv. Anselmo Braancamp 74, 4000-099 Porto.

A apresentação do livro superou todas as expectativas! Apesar do evento começar um pouco atrasado, mas, mesmo assim, correu mil maravilhas e com bastante êxito!

As 18h e 25 m, o Presidente da Direção da Associação Estudantes Guiné-Bissau no Porto, Ronaldo Mendes, apresentou a mesa e iniciou abertura da apresentação do livro, dando Boas-vindas aos presentes e agradeceu bastante a senhor pelo espaço disponibilizado, para que, o evento acontecesse.

O moderador do evento, Pate Cabral Djob, administrador & editor do "Blogue Conosaba do Porto", não perdeu tempo, cumprimentou colegas da mesa, agradeceu a todos presentes e enalteceu a presença do Cônsul Honorário do Senegal no Porto e Diplomata do Consulado-Geral da Angola no Porto.

A. Vera Cruz, nasceu a 30 de Setembro de 1980, em Bissau, Mestre em Português Língua/Estrangeira pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto - FLUP(Portugal) e Licenciou-se em Língua Portuguesa pela Escola Normal Superior "Tchico Té" na Guiné-Bissau, foi Técnico Formador em Gestão e Administração Escolar (2010-2011), Assessor para o Ensino Básico (2013), Técnico Formador de Língua Portuguesa (2014-2018), Supervisor Regional de Sector Autónomo de Bissau e Região de Biombo (2016-2018) ambos no âmbito da ONG Fundação Fé e Cooperação (FEC).

Em 2020, começou a trabalhar como Professor de Crioulo da Guiné-Bissau no ILNOVA (Instituto de Línguas da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

-É Membro Fundador de PEN da Guiné-Bissau -Um grupo de escritores guineenses decidiu criar uma antena local do PEN Internacional (a maior e mais antiga organização mundial de escritores) sob a designação de CENTRO PEN da Guiné-Bissau.

O CENTRO PEN da Guiné-Bissau é uma associação sem fins lucrativos e apartidária, limitada a escritores, jornalistas, editores, bloguistas e tradutores segundo os seus méritos literários, independentemente da língua, nacionalidade, raça, cor ou religião. A sua missão principal é a promoção da literatura e a defesa da liberdade de expressão.

(Para informações adicionais favor contactar a comissão instaladora através do endereço info@pen.gw).

A. Vera Cruz é autor dos seguintes:
- M'Bim, o Feiticeiro (Contos) em 2015.
-Numpuni Especial (Conto Infantil) em 2016.

Em seguida, o moderador do evento, Pate Cabral Djob passou a testemunha ao Professor e Ativista Guineense, Dr. Sumaila Jaló para apresentar o Livro “Não Havia Trânsito" do escritor guineense A. Vera Cruz.

O Livro foi muito bem apresentado, o apresentador retratou o livro de tal maneira que ninguém reclamou e não poupou elogios ao amigo, o autor do livro!
O autor pouco ou nada falou do seu livro, agradeceu bastante o seu amigo Sumaila pela forma como tem feito apresentações de diferentes maneiras e cada vez melhor! Agradeceu a Associação Estudantes da Guiné-Bissau no Porto e a colaboração de todos na sala.

Depois da intervenção do autor do livro, o moderador abriu a inscrição para perguntas e repostas (debate) com a mesa. Tudo correu bem e sem incidentes!

O Ronaldo Mendes, Presidente da Direção da Associação de Estudantes da Guiné-Bissau Porto, deu por encerrado o evento, eram 20h 50m e convida a todos presentes para o lanche.


























Sem comentários:

Enviar um comentário