o secretário-geral da organização África, Caraíbas e Pacífico (ACP), o angolano George Chikoti, disse hoje ter reconhecido perante o Presidente guineense, Umaro Sissoco Embalo, "importantes mudanças" no país.
Antigo chefe da diplomacia angolana, George Chicoti, em Bissau no âmbito de um périplo que já o levou ao Gana e ao Senegal, foi recebido em audiência de trabalho por Umaro Sissoco Embalo com quem disse ter abordado a situação geral da Guiné-Bissau, particularmente a tentativa de golpe de Estado de 01 de fevereiro.
Chikoti defendeu "ser sempre bom estar num país de expressão portuguesa" e, no caso, ter oportunidade de "constatar os progressos que a Guiné-Bissau realizou nos últimos tempos".
"Foi também importante constatarmos as mudanças que ocorreram aqui desde que o Presidente (Sissoco Embaló) está a dirigir a Guiné-Bissau, acho que há muitas mudanças importantes que nos encorajam bastante, saber que os nossos Estados-membros podem fazer caminhos de desenvolvimento", afirmou.
George Chicoti adiantou também ter abordado com Sissoco Embalo a possibilidade de a Guiné-Bissau concorrer a fundos a serem disponibilizados à ACP pela União Europeia, a partir de um acordo a ser assinado em junho.
Com o acordo, para ser implementado em 20 anos, os países africanos terão à disposição 29 mil milhões de euros, indicou Chikoti.
Conosaba/Lusa
Sem comentários:
Enviar um comentário