sexta-feira, 22 de abril de 2022

PM guineense considera legítima reivindicação sindical de jornalistas, mas pede compreensão


Bissau, 22 abr 2022 (Lusa) – O primeiro-ministro guineense, Nuno Gomes Nabiam, considerou hoje legítimas as reivindicações do Sindicato de Jornalistas dos Órgãos Públicos, mas apela para a compreensão da classe sobre a situação do país, que é “difícil”.

Na semana passada, o Sindicato de Jornalistas dos Órgãos Públicos (rádio, televisão, agência e jornal, todos estatais) iniciou uma série de greves, apenas suspensa neste momento a pedido do Presidente da Guiné-Bissau.

Umaro Sissoco Embaló prometeu orientar o primeiro-ministro no sentido de atender uma das reivindicações do sindicato, a efetivação nos quadros de 100 jornalistas e técnicos em situação de estagiários, alguns há mais de 10 anos.

O sindicato prometeu retomar a greve de seis dias úteis na próxima semana caso a promessa não seja cumprida.

“O sindicato está no seu direito. O Governo apenas quer uma boa relação com o sindicato, até porque o que fazem acaba por beneficiar-nos, nós que somos servidores públicos. Achamos justas as vossas reivindicações, mas por outro lado, pedimos que as pessoas compreendam que o país está numa situação difícil”, observou Nuno Nabiam.

O primeiro-ministro falava aos jornalistas à margem de visitas que hoje realizou a várias obras públicas em curso em Bissau.

Nuno Nabiam defendeu que “todos os guineenses vão sentir os progressos” que o seu Governo está a tentar implementar no país, através de obras de estradas, melhorias nos hospitais e noutros serviços públicos.

Nabiam apelou aos jornalistas para compreenderem que a Guiné-Bissau também é afetada com a crise mundial motivada pela pandemia de covid-19 e agora com a guerra no leste da Europa.

Também disse que o país atravessa dificuldades herdadas dos governos anteriores.

“Este Governo herdou uma situação muito pesada. Não estamos aqui para culpar o que se fez no passado. Estamos aqui para corrigir e tentar melhorar o que foi feito”, afirmou Nuno Nabiam.

Sem comentários:

Enviar um comentário