quarta-feira, 6 de abril de 2022

Cultura/Exposição “Rosa Gumi” de utensílios tradicionais da Guiné-Bissau patente no Palácio de Governo

Bissau, 06 Abr 22(ANG) – A exposição “Rosa Gumi” que reúne um conjunto de utensílios tradicionais da Guiné-Bissau, da autoria de Rui Jorge Semedo, em homenagem a sua mãe e outras mulheres guineenses, está patente no Palácio de Governo, e durante toda a semana em curso.

A exposição itinerante reúne um conjunto de 16 peças tradicionais que fizeram e continuam a fazer parte dos artefactos domésticos utilizados no quotidiano da mulher guineense.

Trata-se de Bambaram (pano para proteger criança na costa da mãe), moringo, pilão, candeeiro, lanterna tina de lavar roupa, balaio, palmo (instrumento musical), panela, caldeirão, ferro de passar de carvão, binde de cuscuz, turpesa, pinte de pó, vassoura e pote.

De acordo com um folhete entregue aos jornalistas, a exposição não pretende esgotar o conjunto complexo de artefactos representativos da expressão doméstica nacional, mas tão só convidar para uma reflexão afetiva sobre a intimidade da relação entre a Guiné-Bissau e a Mulher guineense.

Ao presidir a abertura da exposição, a ministra da Mulher Família e Coesão Social, Maria da Conceição Évora, qualificou a iniciativa de resgate da tradição e da cultura guineense, sobretudo ligado as mulheres.
“Vimos utensílios que, se calhar, a maioria dos jovens que estão aqui presentes não conheceram, e que foram usados pelas mulheres para educação dos filhos no passado”, exaltou, alertando que é preciso começar a pensar na preservação das peças tradicionais da cultura guineense.

Conceição Évora convidou a Secretaria de Estado da Cultura a proceder ao registo das peças tradicionais da cultura guineense.

Em declarações à imprensa, Rui Jorge Semedo afirmou que a iniciativa serve para contar a história da mulher, a partir daquilo que é a sua responsabilidade doméstica.

Para além disso, disse tratar-se de uma iniciativa que pretende contribuir para o resgate da memória colectiva, visto que parte importante destes artefactos correm o risco de desaparecer nos próximos tempos, em resultado da desenfreada apropriação dos valores da globalização dos mercados e das novas tecnologias.

Após apresentação da exposição, a Presidente da Plataforma Politica das Mulheres Silvina Tavares enalteceu a importância de uma mãe para com os filhos, e disse ser uma honra prestar homenagem à Rosa Gumi e outras mulheres que usaram esses utensílios nas lides da casa.

“Estes materiais podem constituir o património nacional cultural pela sua própria utilidade e importância”, afirmou Silvina Tavares.

Disse que a exposição é particularmente simbólica e enriquecedor.

Conosaba/ANG/LPG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário