terça-feira, 26 de abril de 2022

Atualizado: Violência Doméstica: HOMEM ESPANCA A ESPOSA COM CATANA

Os casos da violência contra as mulheres ganham contornos preocupantes na Guiné-Bissau. Ontem, na cidade de Mansoa, uma jovem de 22 anos de idade foi espancada pelo seu próprio marido depois de, alegadamente, estarem envolvidos em discussões. Só neste mês são 3 casos do género.

Tudo aconteceu, segundo fontes familiares, ontem (21) a noite, quando o marido e a esposa se envolverem em discussões sobre assuntos familiares e de seguida o marido teria pegado numa catana e começou a agredir a esposa e “foi uma agressão violenta”.

A mulher, segundo ainda a mesma fonte, foi levada de imediato para o hospital regional de Mansoa onde foi socorrida.

A Rádio Sol Mansi (RSM), deslocou até ao hospital e o médico disse que a mulher está fora do perigo mas, ainda tem sensibilidade de movimentação em alguns dedos porque teve lesões fortes.

Jeremias Francisco de Pina, médico que esteve de serviço na urgência do mesmo hospital, disse ainda que a vítima perdeu totalmente o movimento do dedo anelar e mínimo.

“Os tendões do dedo foram afetados e desconfiamos que ela teve a fratura nos ossos dicarpo e pensamos submetê-la ao raio X para confirmarmos”, explica o médico.

O médico disse ainda que estão a diligenciar medidas para que a vítima consiga recuperar os movimentos destes dois dedos que já perderam as suas funções.

“A mulher alega que em vários momentos foi vítima de agressão física por parte do seu marido e, os técnicos de saúde também atenderam esta mulher em outras circunstâncias mas ainda em relação às agressões físicas”, disse o médico.

A RSM tentou falar com a vítima hospitalizada mas, ela estava em estado de choque e não conseguia falar, ela apenas chorava de dor e parecia ainda sentir-se medo.

Informações dão conta que o agressor depois de cometer saiu daquela zona e a RSM ainda continua a tentar saber do seu paradeiro para possível entrevista. A mesma fonte contou á RSM que o agressor é membro da força de segurança da Guiné-Bissau.

Só neste mês, este é o terceiro caso de violência contra as mulheres relatado.

O primeiro aconteceu em Bafatá onde um homem ateou gasolina e fogo na sua esposa e dias depois ela acabou por falecer e o homem ainda continua preso a espera de julgamento.

O segundo caso aconteceu no passado dia 11 onde um pai assassinou com faca a sua própria filha de 16 anos e, segundo informações, o homem já não está nas celas da Polícia e “ninguém sabe do seu paradeiro”.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário