segunda-feira, 18 de outubro de 2021

«Dus curpu & um Corson!» Cabo Verde/Eleições: PR da Guiné-Bissau felicita José Maria Neves e realça “importância dos laços de amizade"

O chefe de Estado da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, felicitou hoje José Maria Neves, eleito domingo quinto Presidente de Cabo Verde, e realçou a “importância dos laços de amizade e cooperação existentes”.

“Por ocasião da sua eleição à Magistratura Suprema da República de Cabo Verde, endereço-lhe, em nome do povo guineense e em meu nome pessoal as minhas calorosas felicitações”, refere, em nota, a Presidência guineense.

José Maria Neves, professor universitário e antigo primeiro-ministro cabo-verdiano, de 61 anos, foi no domingo eleito, à primeira volta, o quinto Presidente da República de Cabo Verde, com 51,5% dos votos, de acordo com dados do apuramento provisório.

“Nesta ocasião, gostaria de realçar a importância dos laços de amizade e de cooperação existentes entre os nossos dois povos e países, reafirmar a Vossa Excelência a minha determinação em tudo fazer para que os mesmos se desenvolvam e se consolidem cada vez mais em proveito dos nossos dois Povos irmãos”, acrescenta a Presidência da Guiné-Bissau.

Apoiado pelo Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), atualmente na oposição, José Maria Neves irá suceder a Jorge Carlos Fonseca, que cumpre o seu segundo e último mandato como Presidente da República.

Carlos Veiga, também antigo primeiro-ministro, que se candidatou com o apoio do Movimento para a Democracia (MPD), no poder, e da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID), obteve cerca de 42,6% dos votos e falhou a eleição para Presidente da República pela terceira vez.

No seu discurso de vitória, José Maria Neves, assumiu que vai “dialogar com todos”, apelando à união de esforços entre os órgãos de soberania e sociedade civil na recuperação económica do país.

“Trata-se de uma grande vitória do povo de Cabo Verde. Quem ganha numa jornada cívica desta envergadura são as cabo-verdianas e os cabo-verdianos, nas ilhas e na diáspora, que deram um grande exemplo de civismo”, afirmou José Maria Neves, no discurso de vitória, na sua sede de campanha, na cidade da Praia.

Na mesma intervenção, já ao som da forte festa pelas ruas da capital, prometeu ser um “Presidente que une, que cuida e que protege” e “um Presidente de todas as cabo-verdianas e de todos os cabo-verdianos”.

Conosaba/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário