segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Covid-19: Vacinação atingirá todas as regiões da Guiné-Bissau até final do mês (Ka bó disquici só di Mansoa/Terra Santa)

A campanha de vacinação contra o novo coronavírus atingirá todas as regiões da Guiné-Bissau até final deste mês, disse hoje a alta comissária contra a covid-19, Magda Robalo.

Em conferência de imprensa, a médica, antiga ministra da Saúde Pública guineense, revelou que a partir de hoje Bissau passará a contar com 16 postos de vacinação.
Até aqui apenas era possível receber as vacinas contra a covid-19 em cinco postos de vacinação na capital guineense, mas a partir de hoje os 11 centros de saúde existentes na cidade também passarão a imunizar pessoas, precisou Robalo.

Conforme um calendário anunciado pela médica, até final de agosto a campanha atingirá as oito regiões do interior do país.

"Até ao dia 30 de agosto o processo de vacinação contra a covid-19 chegará em todas as regiões do país", notou a alta comissária, precisando que já na quarta-feira a imunização arranca no arquipélago dos Bijagós.

A responsável pelo Alto Comissariado contra a Covid-19 informou que cerca de cinco mil pessoas foram vacinadas "só na semana passada", um número que considerou "importante".

Questionada pela Lusa sobre que variante do vírus está em circulação na Guiné-Bissau, Magda Robalo respondeu tratar-se da "variante britânica também conhecida por variante da África do Sul".

Robalo precisou que o país aguarda por resultados clínicos para determinar se existe, ou não, a variante Delta na Guiné-Bissau.

"Nós continuamos à espera dos trabalhos do laboratório ou das amostras mais recentes que foram colhidas no nosso país para termos informações sobre a eventualidade de circulação da variante Delta", disse.

Magda Robalo vai reunir-se ainda hoje com outros especialistas para propor ao Governo novas restrições no âmbito do estado de calamidade pública em vigor e que termina em 28 de agosto.

Conosaba/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário