sexta-feira, 27 de agosto de 2021

SINDICATO DO INSTITUTO MARÍTIMO PORTUÁRIO DENUNCIA FUNCIONÁRIOS FANTASMAS NA INSTITUIÇÃO

O Sindicato de Base dos Trabalhadores do Instituto Marítimo Portuário da Guiné-Bissau denunciou a existência de nomes de pessoas não afectos a esta instituição que nos últimos tempos estão a receber os salários como funcionários, num valor mínimo de cento e trinta e cinco mil fcfa.

A denúncia sobre os alegados funcionários fantasmas foi feita hoje num encontro com a imprensa na sede da Confederação Geral dos Sindicatos Independentes para esclarecer a situação que o instituto está a enfrentar.

O vice-presidente do sindicado de base Ícaro Incas questionou o porque deste processo de pagamento, acrescentando que “temos folha de pagamento de salário onde constam nomes dos funcionários fantasma mas que não são funcionários do Instituto Marítimo, como nome de Armando Tchoba dos Santos que recebe 360 mil fcfa, Januário Té Coreia com 270 mil fcfa, Fernando Saldanha 225 mil fcfa, Emiliano Mendes com 225 mil fcfa, e temos Zique Shoaibe que recebe 135 mil fcfa.

Relativamente ao montante de 25 milhões de fcfa que foi desbloqueado no dia 25 do mês de Abril para compra de lanchas antes da saída de Jorge Mandinga como ministro dos Transportes, o presidente do Instituto Marítimo Portuário da Guiné-Bissau Alexandre Epifânio Bate lamentou o facto.

“Deveriam comprar 4 viaturas mas compraram somente dois que foram entregues ao primeiro e segundo vogal, e restantes compras desconhecemos”, diz adiantando que “ queremos saber se o dinheiro é para compra da viatura pessoal ou para instituição. Sobre lanchas, o dinheiro foi desbloqueado na conta da instituição num montante de 25 Milhões de fcfa, mas até a data presente, não temos lanchas para primeiro socorro”.

Contactado pela rádio sol mansi a direcção do instituto remeteu qualquer pronunciamento sobre o caso após uma consulta com o gabinete jurídico.

Sindicato de Base dos Trabalhadores do Instituto Marítimo Portuário da Guiné-Bissau considera de alarmante o que está acontecer nesta instituição nos últimos tempos.

Por: Turé da Silva/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário