Na capital dos Camarões, Yaoundé foi realizado, esta terça-feira, 17 de agosto de 2021, o sorteio para o Campeonato Africanos das Nações (CAN), pela Confederação Africana de Futebol (CAF), organismo que dirige o futebol no continente.
A seleção de futebol da Guiné-Bissau figura no grupo D da fase final do próximo Campeonato Africano das Nações, juntamente com a Nigéria, Egito e Sudão, ditou o sorteio que foi assistido por uma equipa da reportagem do Jornal O Democrata, através do aparelho televisivo em Bissau.
O grupo da Guiné-Bissau é considerado um dos mais difícil, a par do grupo C. A seleção principal do país vai medir forças com duas grandes seleções africanas no CAN, como a Nigéria e Egito, ambas já venceram a competição. O Egito conquistou sete vezes o CAN, sendo até então o único heptacampeão e o maior vencedor do torneio, enquanto a Nigéria venceu três vezes.
Em declarações a O Democrata, o comentador desportivo, Camnaté Domingos Binhafá, reconheceu as potencialidades das duas seleções, mas lembrou que no futebol atual não existem equipas ditos mais fortes.
“Na verdade a Guiné-Bissau tem pela frente enorme tarefa para alcançar o apuramento neste grupo, porque tem a sua frente dois grandes países que pelo menos a nível do continente africano e ao nível mundial são referência no futebol. Mas é importante ressaltar que o país pode apresentar um bom argumento para discutir qualquer jogo neste grupo”.
Na opinião do jovem comentador desportivo, os “Djurtus”, não são favoritos a partir do grupo, mas tem a possibilidade de discutir um lugar do apuramento para os oitavos-de-final da Taça das Nações Africanas com a seleção egípcia, uma vez que a Nigéria tem jogadores com muito poderio físico.
Os “Djurtus”, participam na maior festa do futebol africano pela terceira vez consecutiva, depois das presenças em 2017, no Gabão, e 2019, no Egito.
A Guiné-Bissau esteve representada no sorteio pelo presidente da Federação de Futebol, Carlos Mendes Teixeira “Caíto”, acompanhado pelo diretor executivo de futebol, almami Moreira, e o selecionador nacional, Baciro Candé.
Além da Guiné-Bissau mais dois países da lusofonia a marcar a sua presença no próximo CAN, trata-se de Cabo-Verde e da Guiné-Equatorial. Também é importante realçar as presenças de vários países da África Ocidental na competição, nomeadamente o Senegal, a Gâmbia, a Guiné-Conacri, a Costa de Marfim e o Mali.
Os jogos decorrerão em sete estádios divididos por sete cidades. O jogo inaugural e a final será no novíssimo Complexo Desportivo de Olembê, em Yaoundé, Camarões, o estádio, com capacidade para 60 mil pessoas, vai ser inaugurado em Setembro próximo.
Segundo a CAF a maior competição a nível de futebol em África que vai decorrer nos Camarões de 9 de Janeiro a 6 de Fevereiro de 2022.
Grupos do CAN2021
Grupo A
Camarões,
Burquina Faso,
Etiópia,
Cabo-Verde
Grupo B
Senegal,
Zimbabué,
Guiné-Conacri,
Malawi
Grupo C
Marrocos,
Gana,
Comores,
Gabão
Grupo D
Nigéria,
Egito,
Sudão,
Guiné-Bissau
Grupo- E
Algeria
Serra leoa,
Guiné-Equatorial,
Costa de Marfim,
Grupo- F
Tunísia,
Mali,
Mauritânia,
Gâmbia
Por: Alison Cabral
Conosaba/odemocratagb
Sem comentários:
Enviar um comentário