Os dois prodígios do futebol mundial de atualidade, ambos de origem da Guiné-Bissau, estão entre os 100 primeiros jovens candidatos ao prémio, que distingue o melhor futebolista com menos de 21 anos, em equipas principais na Europa.
A informação foi divulgada esta terça-feira, 15 de junho de 2021, pelo jornal italiano Tuttosport, que atribui o troféu desde 2003, tendo o último troféu sido entregue em 2020 ao internacional norueguês Erling Haaland.Os dois jovens que nasceram na Guiné-Bissau embora jogam pela seleção portuguesa de futebol, são considerados uma das joias da coroa da formação do Sport Lisboa e Benfica e Sporting Clube de Portugal, respetivamente.
Úmaro Embaló é um dos jogadores mais cobiçados da Europa e joga na Benfica B. É fácil entender o motivo de tanto interesse nele, considerado a agilidade em conjunto a um pé esquerdo incrível, que faz as comparações com Angel Di Maria se tornarem mais frequentes.
Por seu turno, Joelson Fernandes, que joga no Sporting, é um extremo, tem técnica acima da média, ágil, veloz e de remate fácil. Em 2020 o jornal francês L’équipe destacou-o como um dos seis prodígios do futebol europeu, juntamente com Ansu Fati, Sebestiano Esposito, Karamoko Dembele, Mohamed Ihattaren e Karim Adeyemi.
Em entrevista telefónica esta terça-feira ao Jornal O Democrata, o empresário e pai de Joelson Fernandes, Eusébio Mango Fernandes, considerou que a nomeação foi graças a um bom desempenho do seu filho no Sporting e par de Úmaro Embaló no Benfica.
“Isso é um grande reconhecimento do trabalho que o Joelson tem feito no Sporting, por isso, é com grande ânimo que recebi esta notícia a partir de Turquia e estou muito feliz, com promessa de continuarmos a trabalhar e ao mesmo tempo vou endereçar um grande abraço ao Úmaro Embaló”, disse.
“É um orgulho para a Guiné-Bissau, um país tão pequeno com dois talentos a disputar este prémio de prestígio a nível mundial”.
Nesta primeira lista de 100 nomes, destaque para nomes como Jude Bellingham, do Borussia Dortmund, Eduardo Camavinga, do Rennes e Pedri, do Barcelona.
A primeira votação decorrerá até 15 de julho, data em que a lista será reduzida para 80 nomes. Um mês depois, haverá novo corte nos nomeados, até 15 de outubro, quando serão revelados os 20 finalistas.
O jornal italiano Tuttosport deu, esta terça-feira, por abertas as votações tendo em vista a eleição do novo Golden Boy e há dois futebolistas lusos-guineenses nomeados.
Por: Alison Cabral
Conosaba/odemocratagb
Sem comentários:
Enviar um comentário