segunda-feira, 14 de junho de 2021

Saúde/Ministro apela engajamento dos cidadãos na doação de sangue seguro para salvar vidas

Bissau, 14 Jun 21 (ANG) – O ministro de Saúde, Dionísio Cumba, apelou hoje o engajamento dos cidadãos na doação de sangue para salvar vidas humanas.

O titular da pasta de Saúde que falava na cerimônia comemorativa do Dia Mundial dos doadores de sangue voluntários, disse que a camada jovem ocupa uma faixa etária importante para a doação de sangue seguro, e de forma voluntária, para melhorar o estado de saúde das pessoas.

Ainda agradeceu à todos os doadores nacionais pelo o que considera de “ato altruísta” de salvar as vidas, e encorajou-os a continuarem com esse ato voluntário.

Dionísiop Cumba salientou a pertinência de ter uma reserva de sangue seguro no país para atender casos complexos perante profissionais de saúde, porque a necessidade deste líquido precioso e permanente.

No ato, o Presidente da Associação de Doadores Voluntários de Sangue da Guiné-Bissau, Gentil da Silva enfatizou os trabalhos dos seus associados e pediu os que ainda não participam deste “ato nobre” de doar sangue a começar a fazê-lo.

Segundo Gentil da Silva, o ato de doar sangue é uma dádiva que tem ajudado muito os profissionais de saúde nos seus trabalhos de salvar as vidas nas maternidades, nos serviços de emergências e nas intervenções cirúrgicas complexas.

Ainda este responsável exortou o Ministério da Saúde a implementar medidas para reforçar o serviço nacional de Transfusão de Sangue e Bancos de Sangues para dar respostas às demandas.
O Presidente de Associação dos Doadores de Sangue apelou ao Governo para criar condições dignas para os doadores de sangue, para manterem estáveis e disponíveis para este serviço.

Por sua vez, o representante da Organização Mundial de Saude (OMS) na Guiné-Bissau, Jean Kipela, destacou a importância de a camada jovem se juntar à esse ato para salvar vidas.

Segundo Kipela, com a pandemia, toda a taxa de doação de sangue no mundo se reduziu para 17%, por isso, acrescentou, é necessário incentivar as pessoas a doarem sangue, e, consequentemente, melhorar o acesso aos serviços de doação de sangue.

De acordo com Kipela a OMS vai trabalhar em conjunto com as organizações regionais e sub-regionais africanas para estabilizar este setor no continente e garantir a disponibilidade de sangue para todos.

Comemora-se hoje o Dia Mundial de Doadores de Sangue, sob o lema: “Doe Sangue para que o mundo continue pulsando” .

Conosaba/ANG/ CP/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário