quarta-feira, 16 de junho de 2021

RÉGULO DE COSSÉ EMPOSSADO Á REVELIA DA VONTADE POPULAR


Foi empossado, hoje (15 de Junho de 2021), o régulo de Galomaro / Cossé, região de Bafatá. A posse foi à revelia de uma outra parte da população que já tinha dado posse ao Régulo Alfa Baldé.

A cerimónia da posse aconteceu esta manhã, mas antes um forte dispositivo da Polícia de Intervenção Rápida saiu de Bissau e foi reforçar a polícia de Bafatá para que a posse decorresse em segurança.

Na sequência, grupo de pessoas desta mesma tabanca da zona leste promoveu um protesto e foi reprendido pela mesma força de segurança.

Gaz lacrimogénio foi lançado e entre os manifestantes a RSM pode confirmar a presença de menores, na sequência houve vários feridos ligeiros incluindo uma gravida de 7 meses. Até esta tarde, houve pânico naquela tabanca e várias pessoas tiveram que fugir das suas casas.

Apesar destas contestações, ouvido pela RSM, o régulo recém-empossado, Mussa Malam, promete trabalhar para desenvolver o regulado de Cossé.

A RSM ouviu também uma outra parte da população que contesta esta posse. Os populares reafirmaram que não reconhecem o régulo empossado, porque já foi empossado um outro régulo.

A cerimónia de posse do novo régulo, foi presidido pelo presidente da Associação dos Régulos da Guiné-Bissau. Mama Nené Baldé pediu colaboração entre os populares do regulado de Cossé para que o régulo recém-empossado possa trabalhar pelo bem de todos.

Este problema de regulado em Galomaro / Cossé perdura há quase um ano e teve até a intervenção do ministério da administração territorial. Tudo parecia ser resolvido, até a posse de Mussa Malam que está a ser fortemente contestada pela população.

Entretanto, ainda hoje (15), o presidente da Comissão Fundiária ao nível nacional pediu a população da zona leste para servir de mediador em relação ao problema de regulado que persiste há quase um ano em Galomaro Cossé

Mário Martins falava, em Bafatá, no acto de abertura de implantação da comissão fundiária sectoriais da região de Bafatá. Mário disse que é fundamental que as pessoas sigam as leis de terra existentes no país.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Iaia Quadé/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Imagem: Arquivo RSM

Sem comentários:

Enviar um comentário