Bissau,11 Dez.20(ANG) – A Direcção Geral das Alfândegas da Guiné-Bissau e Alta Autoridade Tributária da Gâmbia rubricaram hoje o protocolo de acordo no domínio aduaneiro, no final de um encontro bilateral entre, que decorreu de 2 à 11 do corrente, em Bissau.
O referido acordo visa entre outros, a criação de uma Comissão Mista Aduaneira de Cooperação entre os dois países, início, o mais rápido possível, de contactos com vista a uma reunião tripartida entre a Guiné-Bissau, Gâmbia e Senegal visando assinar um novo protocolo.
Os técnicos das duas autoridades aduaneiras recomendaram ainda trocas regular de informações sobre o trânsito de exportação e importação de mercadorias, bem como a realização de reuniões anuais alternadas de acompanhamento, para analisar os progressos na implementação do acordo.
Ao presidir a cerimónia de encerramento do encontro bilateral, o secretário de Estado do Orçamento e Assuntos Fiscais, José Carlos Varela Casimiro, em representação do ministro das Finanças, disse que a sua presença no acto testemunha a importância do mesmo e os excelentes laços de cooperação existente entre os dois países.
Referiu que ainda se está no início da caminhada, mas que o arranque da cooperação entre as instituições aduaneiras dos países vai abrir perspectivas para a cooperação noutros sectores.
Varela Casimiro disse estar confiante de que o acordo assinado entre as duas instituições vai permitir melhor controlo das suas fronteiras, reduzir o nível de evasão fiscal e possibilitar o reforço institucional da parte guineense através da assistência técnica da Gâmbia.
O protocolo de acordo aduaneiro foi assinado pelo Director Geral das Alfândegas da Guiné-Bissau Doménico Sanca e pela Alta Autoridade Tributária da Gâmbia, Iancuba Dabó.
Conosaba/ANG/ÂC//SG
Sem comentários:
Enviar um comentário