O embaixador da República Popular da China na Guiné-Bissau, Jin Hong Jun, disse que a vitória contra a pandemia do Coronavírus (Covid-19) só pode ser cantada se todo os países poderem sair desta crise, tendo acrescentado que a única forma de vencer a Covid-19 é combaté-lo de mãos dadas.
O diplomata chinês fez estas advertências nesta sexta-feira, 08 de Maio de 2020, depois de uma audiência com o Chefe de Estado guineense, Úmaro Sissoco Embaló, com o quem abordou a questão da cooperação entre os dois países.
À saída de audiência, Jin Hong Jun explicou aos jornalistas que trocou opinião com o Presidente Sissoco sobre os projetos executados e projetados pela China na Guiné-Bissau.
“Digo que foi um encontro frutuoso que permite lançar uma base sólida para o desenvolvimento no futuro das relações entre os dois povos”, assegurou.
Hong Jun contou ainda que abordou com o Chefe de Estado, a forma de combater conjuntamente o novo coronavírus.
“Informamos ao Presidente da República o que a China tem vindo a fazer e o que vai continuar a fazer. Nós estamos ao lado da Guiné-Bissau para combater o Covid-19. A vitória só pode ser cantada, após todos os países poderem sair desta crise”, advertiu.
O Presidente da República, Úmaro Sissoco Embaló, recebeu também o embaixador da Rússia, Alexandre Egorov, que na sua declaração aos jornalistas, explicou que abordaram vários assuntos relacionadas as áreas principais da cooperação entre os dois países.
Informou que analisaram a cooperação nas áreas da educação e das pescas, ou seja, formação dos quadros.
Presidente Sissoco recebeu ainda em audiência separada os embaixadores de Portugal e da Espanha. No entanto, o embaixador de Portugal, escusou prestar quaisquer declarações à imprensa à saída do encontro.
Por: Assana Sambú
Conosaba/odemocratagb
Sem comentários:
Enviar um comentário