Renaj - GB - Rede Nacional de Juventude - Guiné-Bissau
Agenda sobre a Educação em debate, com participação de Carlos Cardoso, Bernardino Cardoso, Rui Landim e Dautarim Costa. Organização da Renaj GB para recolha de subsidios com vista a sensibilizar o próximo governo no sentido de subir a fatia da educação no OGE para 20%.
Video:
Conosaba/Aliu Candé
«Opinião do Leitor identificado»
Os intelectuais ou os "clássicos pensadores do regime "ainda não percebem que o excesso à exposição nas redes sociais, podem incorrer o risco de se revelar a decadência e uma visão arcaica sobre o futuro imediato das tendências e das novas ferramentas para tudo incluindo a inteligência artificial, que encurta drasticamente o tempo de aprendizagem e a profissão etc.
A propósito do ensino: A feroz e imparável caminhada para o mundo digital em todas as vertentes da sociedade, altera por completo as novas necessidades em todas as áreas da vida humana ... O ensino não escapa esta tendência universal das novas tecnologias. Hoje, por exemplo na Ásia, um lugar da nossa geografia, onde a liderança mundial, vai das finanças, economia e o desenvolvimento socioeconómico.
Numa só década deram um salto gigante colocando no pelotão da FRENTE dos países mais desenvolvidos. Por estas bandas tudo é digital do ensino ao trabalho até à tecnologia de ponta. O ensino comandado por inteligência artificial encurta para 4 anos até ao fim do ensino secundário, mais 3 anos para o ensino técnico superior e mais 3 anos para a para investigação universitária.
A vantagem também do ensino digital podem ser instalados em qualquer localidade, sendo no interior ou nas ilhas a qualidade é a mesma.. Tudo é competentemente monitorizado à distância...
Os meios financeiros são 5 vezes inferiores e despensa os atuais conceitos de espaços arquitectónico para o ensino e a monitorização, avaliação e a qualificação técnica do aluno que até pode ser em casa ou à distância até ao enquadramento profissional etc...
As vantagens inclui a possibilidade de fazer a formação local de acordo com as características sociais, económicas e a natureza das riquezas, ambiente e clima...
Esta tendência é mais apropriada para os países pobres de fraco rendimento e quadros não qualificados, que é caso da Guiné Bissau...
Hoje a técnica do ensino não necessita dos equipamentos tradicionais, idênticos aos que há centenas de anos faziam o pleno na a escolarização da sociedade...
Hoje falar do "clássicos atrasos dos pagamentos de salários aos professores, das greves, dos decadentes equipamentos dos parques escolares e com as salas de aulas esventradas, dos manuais escolares cheios falhas pedagógicas e didácticas é perder tempo e meios para a reabilitação do precário e inútil parque escolar na Guiné Bissau etc... Entretanto não são as razões soluções objectivas do nosso descalabro do ensino publico. O ensino hoje, não é tarefa para os curiosos e os ditos "sociológicos do regime" ditos os "cristons djiros". Eles ainda não têm a consciência que já são os "novos analfabetos funcionais" no mundo digital em questões do desenvolvimento hoje e no futuro...
A propósito do ensino: A feroz e imparável caminhada para o mundo digital em todas as vertentes da sociedade, altera por completo as novas necessidades em todas as áreas da vida humana ... O ensino não escapa esta tendência universal das novas tecnologias. Hoje, por exemplo na Ásia, um lugar da nossa geografia, onde a liderança mundial, vai das finanças, economia e o desenvolvimento socioeconómico.
Numa só década deram um salto gigante colocando no pelotão da FRENTE dos países mais desenvolvidos. Por estas bandas tudo é digital do ensino ao trabalho até à tecnologia de ponta. O ensino comandado por inteligência artificial encurta para 4 anos até ao fim do ensino secundário, mais 3 anos para o ensino técnico superior e mais 3 anos para a para investigação universitária.
A vantagem também do ensino digital podem ser instalados em qualquer localidade, sendo no interior ou nas ilhas a qualidade é a mesma.. Tudo é competentemente monitorizado à distância...
Os meios financeiros são 5 vezes inferiores e despensa os atuais conceitos de espaços arquitectónico para o ensino e a monitorização, avaliação e a qualificação técnica do aluno que até pode ser em casa ou à distância até ao enquadramento profissional etc...
As vantagens inclui a possibilidade de fazer a formação local de acordo com as características sociais, económicas e a natureza das riquezas, ambiente e clima...
Esta tendência é mais apropriada para os países pobres de fraco rendimento e quadros não qualificados, que é caso da Guiné Bissau...
Hoje a técnica do ensino não necessita dos equipamentos tradicionais, idênticos aos que há centenas de anos faziam o pleno na a escolarização da sociedade...
Hoje falar do "clássicos atrasos dos pagamentos de salários aos professores, das greves, dos decadentes equipamentos dos parques escolares e com as salas de aulas esventradas, dos manuais escolares cheios falhas pedagógicas e didácticas é perder tempo e meios para a reabilitação do precário e inútil parque escolar na Guiné Bissau etc... Entretanto não são as razões soluções objectivas do nosso descalabro do ensino publico. O ensino hoje, não é tarefa para os curiosos e os ditos "sociológicos do regime" ditos os "cristons djiros". Eles ainda não têm a consciência que já são os "novos analfabetos funcionais" no mundo digital em questões do desenvolvimento hoje e no futuro...
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