quinta-feira, 25 de abril de 2019

DEPUTADOS DE PAIGC E DOS PARTIDOS ALIADOS ELEGEM 1ª E 2ª SECRETÁRIA DE MESA DE ANP

Os 54 dos 102 deputados elegeram esta quarta-feira a 1ª e a 2ª Secretária da mesa de Assembleia Nacional Popular após forte protesto dos deputados do Movimento para a Alternância Democrática- MADEM-G15 e do Partido da Renovação Social- PRS que por fim acabaram por abandonar a sala de plenária.

Após a votação, o presidente de Assembleia Nacional Popular (ANP) Cipriano Cassama afirmou que o início da X legislatura deve ser encarado como transição de uma legislatura conturbada.

“ O início da X legislatura deve ser encarado como a transição de uma legislatura conturbada marcada profundamente por acontecimentos políticos ímpar na história da democracia pluralista guineense para uma legislatura que se perspectiva ao serviço do povo guineense e reforço da ocasião parlamentar”, anotou para depois enaltecer que “ esta sessão não deve ser aproveitada para se proceder ao balanços políticos das actividades parlamentar nem para manifestar o ressentimento de um passado recente que não orgulha o povo guineense muito por culpa dos seus políticos que não souberam respeitar a Constituição da República”.

Entretanto, o presidente do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo-verde (PAIGC) Domingos Simões Pereira sublinhou que é chegado o momento de virar a página de transições sucessivas na Guiné-Bissau. “ É preciso impor o domínio da lei e é o que está a ser observado e penso que povo guineense vai nos acompanhar nessa determinação d fazer as leis funcionar. Se formos políticos maduros, responsáveis capazes de compreender que o importante é traduzir a vontade do povo, a ocupação destes dois lugares não deve ser problema”.

Por outro lado, afirmou que “ a mesa já está constituída e o partido com direito de propor o nome de 2º vice-presidente deve ponderar. O que é importante é que a Assembleia Nacional está constituída e a mesa está estabelecida”, concluiu.

O líder de Assembleia do Povo Unido – Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB) Nuno Nabian assegurou que a aliança que seu partido estabeleceu com o PAIGC vai durar toda a legislatura, tendo adiantado que “ com a eleição de 1ª e 2ª secretária a democracia guineense venceu e não houve vencedor e nem vencido”.

Para Iaia Djalo do Partido da Nova Democracia (PND) a Assembleia Nacional Popular funciona com a maioria absoluta dos deputados presentes na sala de plenária “ e foi isso que aconteceu de modo que estava pendente a votação 1ª e 2ª Secretária e acabou por ser validado através de escrutínio secreto”.

As deputadas de PAIGC Dan Yala e Gabriela Fernandes foram eleitas respectivamente a 1ª e 2ª Secretaria da mesa de ANP.

Os deputados de MADEM-G15 e o de PRS abandonaram a sala não presenciando a votação da 1ª e 2ª secretaria restando agora a ANP a votação do 2º vice-presidente da mesa.

“ Vamos impugnar todos os actos verificados durante estas sessões”

O líder do Movimento para a Alternância Democrática- MADEM-G15 garantiu que vão impugnar todos os actos verificados durante as sessões desta X legislatura.

Braima Camara deu estas garantias fora da sala de plenária depois de terem abandonado a sessão parlamentar desta quarta-feira (24 de Abril).

“ Não podemos legitimar as ilegalidades, violação do regimento e as leis magnas da República por isso decidimos abandonar. Vamos concertar para tomar a melhorar decisão mas a única alternativa que nos resta é uma acção judicial, avançar com a nossa impugnação de todos os actos verificados durante a sessão”, garantiu o líder do MADEM-G 15.

Entretanto, o deputado do Partido da Renovação Social Sola Nquilin Nabitchta afirmou que amanhã vão apresentar o seu candidato ao cargo de 1º Secretário da mesa, entretanto cargo já ocupado pela deputada do PAIGC Dan Yalá.

“ O regimento de Assembleia Nacional Popular reservou o mandato de presidente da Assembleia ao partido maioritário assim como segundo secretário entretanto, já apresentamos a nossa candidatura ao cargo d 1º secretário de mesa de Assembleia porque esse lugar pertence ao nosso partido e ao vamos abrir mão disso”, afirma.

Os dois partidos abandonaram a sala de plenária após a falta de consenso na forma de votação.

Por: Nautaran Marcos Có/radiosomansi com Conosaba do Porto





Sem comentários:

Enviar um comentário