sábado, 20 de abril de 2019

QUITÉ DJATA: “EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONSTITUI UMA DAS FERRAMENTAS TRANSVERSAL PARA ATINGIR O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL”

A secretaria de Estado do Ambiente da Guiné-Bissau, afirmou que a Educação Ambiental constitui uma das ferramentas transversal para atingir os objectivos o desenvolvimento sustentável e da agenda africana para o desenvolvimento 20 e 63, contribuindo assim nas mudanças das mentalidades das gerações presentes e vindouras.

Quité Djata falava em Bubaque esta quinta-feira,18 de Abril de 2019, no encerramento do V Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa CPLP e Galiza, nos arquipélagos dos Bijagós, leste do país.

Durante a sua intervenção em representação do primeiro-ministro guineense, Aristides Gomes, Djata revela que o evento que terminou esta quinta-feira é mais uma prova inequívoca da determinação dos Estados membros na busca de soluções sustentável face ao desafio global do planeta, terra.

De acordo com a indicação da governante, além das interacções técnicas e científicas tida no decurso deste encontro, nomeadamente conferencias, mesas redondas e exposições, o congresso permitiu contacto directo com as populações locais, através das visitas realizadas as diferentes ilhas para uma maior comunitária.

Neste contexto, Quité revela que o governo guineense compromete-se a acompanhar de forma incondicional a rede lusa da educação ambiental em estreita coloração com todos países membros e parceiros, bem como criar condições para implementação da política nacional do ambiente.

O evento trata-se de uma plataforma de partilha de ideias e conhecimentos que interligados que podem fortificar a CPLP para o bem da comunidade.

Na sua locução, o secretário de Estado para Ensino Técnico e Profissional, Jesus Joaquim Baptista, afirma que educação ambiental deve resultar aos resultados tendentes a prevenir danos na sequencias das alterações climáticas, como recente da Beira em Moçambique.

Promovido pela RedeLuso, o congresso congregou 400 delegados e decorreu sob o lema “Crise ecológica e migrações: leituras e respostas da educação ambiental.

O programa de 4 dias foi reservado abordagens sobre “educação do ambiental do século XXI: caminhos e desafios”, “a educação ambiental nos equipamentos, conservação e gestão ambiental”, e “a educação ambiental no sistema educativo”.

Por: Alison Cabral

Conosaba/radio joven

Sem comentários:

Enviar um comentário