sexta-feira, 26 de abril de 2019

IMPASSE NA ANP: PRS EXIGE O LUGAR DE PRIMEIRO SECRETÁRIO


O Partido da Renovação Social PRS manifestou através de uma nota a sua firme determinação na defesa do direito ao lugar do primeiro secretario de mesa da Assembleia Nacional (ANP) da Guiné-Bissau, nos termos regimentais.

De acordo com a mesma nota entregue a redação da Rádio Jovem, esta quinta-feira, 25 de abril de 2019, o PRS manifestou igualmente solidariedade com a proposta apresentada legitimamente pelo grupo parlamentar do Madem-G15, na pessoa do coordenador, Braima Camará, para o lugar do segundo vice-presidente da mesa.

Na nota, o partido liderado por Alberto Nambeia garante que vai apoiar a subscrição aos atos de impugnação movida pelo grupo parlamentar do Madem-G15 contra os vícios e irregularidades verificadas no processo eleitoral da mesa da ANP.

O documento acrescenta ainda que o partido aplaude a atitude exemplar do grupo parlamentar do PRS em se manter unido e firme posicionando sempre pela tolerância e viabilização do funcionamento do parlamento num quadro legal para uma boa governação.
Por fim, o partido fundado pelo antigo Chefe de Estado guineense, Kumba Yalá, apela a todos seus militantes no sentido de se manterem sereno, porém, o PRS estará empenhado e determinado na defesa da verdade bem como dos desígnios e legitima aspirações do povo guineense.

De referir que dois dos seis partidos com assento no novo parlamento guineense abandonaram esta quarta-feira(24.04) os trabalhos por discordarem dos procedimentos para a escolha dos titulares do órgão legislativo e prometeram avançar com queixas judiciais.

Confrontado hoje com impasse no parlamento, o presidente do Supremo Tribunal da Justiça da Guiné-Bissau (STJ), Paulo Sanha, recusou comentar a polémica na constituição da mesa do parlamento do país, embora reconhece que essas questões surgem em qualquer parlamento do mundo.

Questionado pela imprensa se o pedido da impugnação de dois partidos já deu entrada nas instâncias judiciais, Sanhá assegurou que até ao momento não recebeu nada, mas garante que se entrar no STJ vai ser analisado pelos juízes conselheiros.

Sem comentários:

Enviar um comentário