quinta-feira, 18 de abril de 2019

«PROVAVELMENTE, CANDIDATO A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU» “PARLAMENTO NÃO DEVE SER TRANSFORMADO NUM CAMPO DE BATALHA”, DIZ SERIFO NHAMADJO


O antigo presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP), Manuel Serifo Nhamadjo, espera que “os erros cometidos” na IXª legislatura irão servir de exemplo para colmatar as lacunas na Xª legislatura que começa, amanhã (18), com a posse dos novos deputados

Manuel Serifo Nhamadjo, igualmente antigo presidente da república, fala em exclusivo à Rádio Sol Mansi (RSM), sobre a sua experiência nas duas funções de magistratura e, no entanto, aconselha os novos deputados a legislarem, fiscalizarem em defesa do interesse nacional.

“Um deputado tem orgulho de fazer parte de uma equipa que legisla e dá suporte legal a governação, por isso espero que todos que farão parte da nova legislatura irão com o espeito patriótico e de missão para contribuírem e melhorar a colmatar as lacunas existentes na antiga legislatura”, sustenta Nhamadjo que diz acreditar que nenhuma força política representada no parlamento vai querer sair mal vista, novamente, na Xª legislatura.

Na mesma entrevista à RSM, Serifo Nhamadjo aconselha os parlamentares a trabalharem com o espirito patriótico privilegiando diabetes de ideias para o bem comum.

“O parlamento não deve ser transformado num campo de batalha de antagonismo. O parlamento é um espaço de debates de ideias. Se os parlamentares forem com o espirito patrióticos, certeza absoluta irão privilegiar um espaço de ideia sã pra fazer jus do que todos esperamos. Qualquer tipo de ação que está fora da acção parlamentar e é o que consideramos de politiquice”, aconselha.

O antigo presidente do parlamento, Manuel Serifo Nhamadjo, diz ainda que os deputados devem aproximar sempre dos eleitorados ouvindo as suas preocupação antes de cada sessão plenária.

“Na campanha prometemos mundos e fundos sem ter noção do verdadeiro papel dos deputados e quando chegamos ao parlamento já não temos a condição de cumprir nem cinquena por cento do prometido e leva o deputado a ter dificuldades em enfrentar a população. Quem constrói as estradas, escolas e hospitais é o executivo e o deputado só deve criar condições para que o executivo corresponda à expectativa do povo”, lembra.

Olhar do antigo presidente da república de transição e também do parlamento, em exclusivo á RSM, sobre as estratégias a serem dotadas para que a Xª legislatura seja de acordo com a expectativa dos guineenses. Nhamadjo diz que os deputados da nação devem parar de fazer promessas além das suas competências.

Entretanto, amanhã (18), os deputados da nação serão investidos, numa cerimónia que terá lugar num dos hotéis da capital Bissau.

O PAIGC, vencedor das legislativas propõe Cipriano Cassama na recondução da presidência do parlamento e Nuno Gomes Nabiam o primeiro vice-presidente. No entanto, O Movimento para Alternância Democrática (MADEM G-15) indicou o coordenador do partido Braima Camara, ao posto do segundo vice-presidente.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário