terça-feira, 9 de abril de 2019

GOVERNO E PARCEIROS ELABORAM VI RELATÓRIO DA CONVENÇÃO DE BIODIVERSIDADE BIOLÓGICA

A directora-geral do Desenvolvimento Sustentável advertiu que, o país deve procurar as soluções duradouras locais para os problemas ambientais que afectam negativamente a vida da população.

Advertência de Conceição Gomes Lopes foi feita esta terça-feira (9) na abertura dos trabalhos para elaboração do sexto relatório nacional sobre a Convenção da Diversidade Biológica, realizada em Bissau.

“A Guiné-Bissau deve procurar soluções duradouras locais e imediatas para os problemas ambientais que afectam negativamente a vida das suas populações nomeadamente: a saúde, a segurança alimentar e nutricional e a preservação do património ou do capital natural”, diz garantindo que “desta forma devemos conciliar as acções, planos e programas com o crescimento económico e o bem-estar social da nossa população proporcionando condições favoráveis para a melhoria da condição humana e incremento do índice do desenvolvimento humano”.

O relatório nacional deve contribuir para fazer uma avaliação global do progresso da implementação dos objectivos de Aichi (Japão) para biodiversidade incluindo a 5ª edição da perspectiva global da biodiversidade, o que para a directora nacional do desenvolvimento sustentável “são relevante para avaliar o progresso nos aspecto de outros compromissos internacionais, como os objectivo de desenvolvimento sustentável, além disso, este relatório pode fornecer uma base importante para estratégia global da biodiversidade pós 2020”.

Durante a 10ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP-10), realizada na cidade de Nagoya, Província de Aichi, Japão, foi aprovado o Plano Estratégico de Biodiversidade para o período de 2011 a 2020. Este plano, que prevê um quadro global sobre a diversidade biológica, busca estabelecer acções concretas para deter a perda da biodiversidade planetária. O plano serve de base para estratégias do sistema das Nações Unidas e todos os outros parceiros envolvidos na gestão da biodiversidade e desenvolvimento de políticas.

Conceição Gomes Lopes defendeu por outro lado que este sexto relatório nacional sobre a convenção da diversidade biológica “deve incluir uma revisão final da situação da implementação do plano estratégico para a Biodiversidade 2011/2020, e a consecução das metas de Aichi para biodiversidade incluindo metas nacionais relevantes com base nas informações sobre a implementação das estratégias nacionais e plano de acções e outras medidas tomadas para implementar a convenção”

O último relatório nacional da Guiné-Bissau, ou seja o Vº relatório, foi elaborado em 2015, de forma participativa, onde várias instituições do Estado, organizações nacionais e internacionais forneceram a sua visão sobre o relatório.

Por: Braima Sigá/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário