A Comissão Permanente do Bureau Político do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) aprovou os nomes de Cipriano Cassamá para o cargo de presidente da Assembleia Nacional Popular e o do líder de Assembleia do Povo Unido – Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB) para primeiro vice-presidente do Parlamento.
Para os cargos da primeira e segunda secretária da mesa de Assembleia Nacional Popular, foram aprovados os nomes de Dam Yalá e Gabriela Fernandes, respectivamente.
A lista apresentada pelo terceiro vice-presidente dos libertadores, Califa Seide, foi submetida a votação pelo líder do partido, Domingos Simões Pereira, e aprovada por unanimidade dos membros do Bureau Político presentes na segunda sessão extraordinária da reunião daquele órgão consultivo da direção superior do PAIGC.
A direção do partido reuniu o seu órgão consultivo este sábado, 13 de abril de 2019, para analisar a legislatura finda (IX Legislatura) e projetar a próxima que inicia com a investidura dos novos deputados a 18 do mês em curso.
O segundo ponto da reunião apresentado aos membros daquele órgão consultivo tem a ver com a apreciação da candidatura a presidente e demais órgãos da mesa de Assembleia Nacional Popular.
A lista será apresentada amanhã (domingo) aos 351 membros do Comité Central para análise e consequente aprovação. Se for aprovada, será de seguida apresentada e defendida no parlamento pela bancada Parlamentar do PAIGC e partidos aliados (APU-PDGB, UM E PND) na primeira sessão [18 de Abril], que servirá para a constituição da Mesa da Assembleia Nacional Popular.
Salienta-se que o Bureau Político é constituído por 91 membros, mas estiveram presentes nesta reunião 70 pessoas.
Por: Assana Sambú
Foto: A.S
Conosaba/OdemocrataGB
Sem comentários:
Enviar um comentário