domingo, 9 de dezembro de 2018

PR DA GUINÉ-BISSAU ASSINA SETE ACORDOS COM GUINÉ EQUATORIAL


O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, disse hoje que foram assinados sete acordos de cooperação durante a visita de 48 horas que realizou à Guiné Equatorial.

"Celebrámos sete acordos importantes para o futuro da relação entre os dois países", afirmou José Mário Vaz, em declarações aos jornalistas no aeroporto internacional Osvaldo Vieira, sem precisar os setores.

Na declaração, sem direito a perguntas, o Presidente guineense disse ter saído da Guiné Equatorial encorajado, porque ambos os países têm "inimigos comuns", nomeadamente a pobreza, a má nutrição e o subdesenvolvimento.

"No encontro que tivemos, os dois chefes de Estados decidiram trabalhar juntos para combater esse inimigo comum", afirmou.

Na declaração aos jornalistas, o Presidente guineense não falou sobre a suspensão, decidida pelo Ministério Público, do recenseamento eleitoral em curso no país, que o Governo já considerou ilegal.

O chefe de Estado guineense viajou acompanhado do ministro dos Negócios Estrangeiros, João Ribeiro Có, e do ministro da Defesa, Eduardo Costa Sanhá, e membros da Presidência guineense.

As relações diplomáticas entre os dois países são recentes e foram reforçadas com a entrada da Guiné Equatorial na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), durante a cimeira de Díli, em 2014.

O primeiro embaixador da Guiné Equatorial para a Guiné-Bissau, Tito Mba Ada, baseado em Lisboa, entregou em novembro as cartas credenciais ao Presidente guineense.

Conosaba/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário