quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

«JUNTA MILITAR/CAPACITAÇÃO» CEMFA PROMETE MAIS FORMAÇÃO PARA PRÓXIMO ANO

Biaguê Na Tam
Bissau,06 Dez 18 (ANG) – O Chefe de Estado-maior General das Forças Armadas, Biaguê Na N´tan prometeu hoje mais formação à classe castrense, no próximo ano.

Na N’tan falava no acto de encerramento do curso de capacitação de efectivos da Policia Militar Nacional. 

Na ocasião agradeceu ao Conselheiro do Gabinete Integrado da Nações Unidas para Consolidação da Paz, Rubem da Costa Neto pelo empenho que permitiu a Polícia Militar perceber da sua missão, sobretudo em termos de manutenção da ordem e segurança no país.

Alertou aos presentes no acto, que a formação é a única via a seguir para que as Forças Armadas nacionais possam competir com os congéneres de outros países. 

Por isso, prometeu para o ano, providenciar mais formações para todas as áreas que compõe as Forças Armadas da Guiné-Bissau. 

O Comandante e Coordenador da Policia Militar (PM), Orlando Pungana disse que os conhecimentos adequiridos vão permitir-lhes melhorar a abordagem nas patrulhas de rotinas nas áreas de risco, sobretudo no controlo das estradas, das parcelas e como a efectuar registos e negociações de distúrbios.

Disse estar convicto de que o Batalhão da PM passará a ser moderno e capaz de ajudar e fazer cumprir toda a classe castrense, em respeito as convenções internacionais sobre os Direitos Humanos e as leis em vigor no país.

O Conselheiro do Gabinete Integrado da Nações Unidas para Consolidação da Paz, Rubem da Costa Neto disse acreditar que após essa formação a Policia Militar estará fortalecida e mais capacitada com plenas condições para operar de forma eficiente e legal, contribuindo para a construção de uma imagem positiva das Forças Armadas.

“Os homens da Polícia Militar representam autoridade do comando nas horas de serviço . Persuadidos pela sua alta responsabilidade na manutenção da ordem, tem que se conservar firmes, calmos dentro da mais severa disciplina na execução das tarefas que lhes foram destinadas”, informou.

Instou ainda aos formandos a recordar que a Polícia Militar tem igualmente a missão de continuar com a acção disciplinador dos comandantes de unidades fora do seus quartéis ou seja nas ruas para que pessoas fardadas tenham uma representação, uma postura e comportamento necessários para conquistar o respeito e a confiança da população.

Em nome dos formandos, Rogério Mendes prometeu aplicar na prática os ensinamentos adquiridos durante os dois meses da formação.

Disse que os ensinamentos servirão de bússola nos seus trabalhos de dia-a-dia, tal como o ilustra o lema da formação que é “Ajudar a cumprir”. 

Rogério Mendes agradeceu o formador pelo empenho e dedicação e ao Biaguê Na Tam pela forma como tem vindo a dirigir as Forças Armadas. 

Os participantes nessa formando abordaram durante dois meses vários temas com destaque para os conhecimentos sobre as qualidades morais necessários, o comportamento a serem adoptados pelos elementos da PM, alguns aspectos do regulamento da disciplinar e estrutura normativa que rege a actividade judicial das Forças Armadas da Guiné-Bissau, e as directrizes sobre o apoio das Forças Armadas na missão de segurança interna.

Abordaram ainda as acções cautelares e policias nas patrulhas realizadas pela Polícia Militar nas suas actuações em flagrante delito e fora dele, os procedimentos com os detidos, seus direitos, procedimentos a ter em conta pela tropa durante acções de distúrbios e uso gradual da força, entre outros temas.

Conosaba/ANG/LPG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário