Presidente de Instituto Nacional da Meteorologia anunciou a continuidade da chuva durante todo mês de Setembro.
João Lona Tchedna fez o anúncio no final de semana durante programa da campanha de informação, educação e comunicação ambiental da Rádio Sol Mansi sobre residios sólidos urbano, zonas húmidas, cortes de madeira e praia sustentável da Secretaria de Estado de Ambiente.
“Neste momento a depressão que estava no nosso largo já enfraqueceu, mas o tempo vai continuar a chover ainda neste mês de Setembro apesar de não vai haver grande quantidade como o que aconteceu nos últimos dias onde se registou só em Bissau 208 milímetro. Este tipo de chuva não aconteceu a 35 anos. O estremos com que estamos a lidar é das alterações climáticas, clima está a mudar por isso, devem adaptar e tomar as devidas precaução”.
O responsável metrológico guineense aconselhou por outro lado a população, a evitar construção nas zonas húmidas, devido o período de retorno da chuva.
“A chuva tem o período de retorno, pessoas devem evitar construir nas zonas húmidas, porque é a zona onde a água filtra para recarregar a nossa aquífera. Mas com este comportamento de construir nas zonas húmidas, quando a chuva voltar com o seu ritmo normal, vamos ser confrontados com esta situação, portanto devemos evitar a construção nas zonas húmidas porque é uma construção falsa e o retorno da chuva é uma questão aprovado ”.
Os dados avançados pelo serviço de protecção civil apontam para 38 casas destruídas durantes os últimos dias chuvosos, 16 em Bissau e os restantes nas regiões de Bafatá, Gabu, Oio e Quinara.
No mês de Junho, mau tempo provocou a perda da vida e deixou 800 desalojados na capital Bissau.
Por: Braima Sigá/radiosolmansi com Conosaba do Porto
Sem comentários:
Enviar um comentário