sexta-feira, 21 de setembro de 2018

PLATAFORMA DAS MULHERES E PARTIDOS POLÍTICOS ASSINAM COMPROMISSO PARA PARIDADE NA PARTICIPAÇÃO POLÍTICA

As mulheres de diferentes organizações da sociedade civil do país e os representantes de partidos políticos juntaram-se, esta quinta-feira (20), em Bissau, numa conferência nacional sobre a representatividade das mulheres nos lugares cimeiros

O encontro realizado pela Plataforma Política das Mulheres com o alto patrocínio da ONU-Mulher também serviu para a organização feminina assinar o compromisso político público para a partida na participação politica, com os partidos políticos e coligações.

A abertura oficial foi presidida pelo representante da comissão permanente da Assembleia Nacional Popular (parlamento) para assunto da mulher e criança, Sola N´quilim Na Bitchita, que afirma que o tema em é “tão actual quanto pertinente e urgente”.

“Querer a participação pode ser através de cada um de nós, na busca de solução que favorece a efectiva participação da mulher guineense na política sobre tudo na esfera de tomada de decisão”, sustenta.

A ministra da mulher, Maria Inácia Có, depois de pedir ao chefe de Estado para promulgar, antes das eleições, a lei de quota aprovada pelos deputados da nação, no passado mês de Agosto, ainda considera ainda de oportuno e fundamental a conferência.

Para a coordenadora da ONU Mulher no país, Vanilde Furtado, a frente de combate são múltiplas e também passa “necessariamente” pela participação dos partidos políticos na adopção e implementação efectiva de medidas subjacentes ao princípio de paridade e corrigir assim os desequilíbrios gerados.

Para ela a missão dos partidos políticos nesta matéria é importante.

Silvina Tavares, presidente da Plataforma Política das Mulheres, diz que a conferência enquadra-se na visão estratégica de uma sociedade mais justa e equitativa de iguais oportunidades entre mulher e homem, criando condições razoáveis para que o exercício político seja efectiva e sem descriminação, por forma a encontrar e definir mecanismos e estratégias de monitorização da lei de paridade dentro dos partidos políticos.

Depois da abertura da conferência, os participantes fizeram um minuto de silêncio em memória dos dois jornalistas falecidos nos últimos dois dias.

Durante a conferência foram debatidos os temas sobre a participação da mulher no processo eleitoral e também foi divulgado os conteúdos da lei de paridade.

Após a conferência, foi assinado o termo de compromisso político público para a paridade na participação política das mulheres, entre a plataforma política das mulheres e os partidos políticos.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Anézia Tavares Gomes/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário