sexta-feira, 28 de setembro de 2018

«MOVIMENTO BAFATÁ» RGB EXIGE INDEMNIZAÇÃO DE CERCA DE 28 MILHÕES DE FRANCOS CFA AO GOVERNO GUINEENSE


Bissau, 27 set 18 (ANG) – O Partido Resistência da Guiné-Bissau (RGB-Movimento Bah-fatá), realizou hoje uma vigília frente ao Palácio do Governo, para exigir do executivo uma indemnização de cerca de 28 milhões de francos CFA, por alegada apropriação do espaço onde estava construída a sede do partido, para construção do Palácio do Governo desde 2008.

Citado pela Rádio Pindjiguiti, o presidente da referida formação política na oposição, Fernando Mendes considera que a recusa dos sucessivos Governos em pagar a dívida em causa, uma clara perseguição política.

Mendes disse que não faltava terrenos para construção do Palácio do Governo na altura e considera de muita coincidência que a obra seja feita exatamente no local onde estava a sede da RGB – Movimento Bah-fatá.

“Digo isso porque o nosso partido foi quem impôs a democracia na Guiné-Bissau, o que leva-nos a pensar que, por causa disso foi desencadeado um conjunto de perseguição para afastar a RGB do cenário político nacional.

Mendes frisou que não existe Estado na Guiné-Bissau, salientando que a última legislatura não foi concluída, com o parlamento que quase não funcionou, apesar de os deputados usufruírem dos salários e carros de luxos.

“Por isso, devemos voltar para um Estado de direito democrático onde a justiça vai imperar. Se o nosso partido foi tirado do cenário político, terá consequência graves para a democracia guineense “,disse.

A RGB é um dos partidos da oposição sem assento parlamentar e foi o segundo mais votado nas primeiras eleições multipartidárias do país realizadas em 1994. 

Conosaba/ANG/MSC/ÂC//SG


Sem comentários:

Enviar um comentário