quarta-feira, 19 de setembro de 2018

CEDEAO PEDE AO GOVERNO GUINEENSE PARA ACELERAR PREPARAÇÃO DAS ELEIÇÕES

Missão da CEDEAO de visita ao nosso país.
A missão foi chefiada pelo Ministro da Nigéria - Sr. Geoffrey Onyeama, com objectivo de acompanhar o processo das eleições legislativas marcada para o dia 18 de Novembro do corrente.



A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) pediu hoje ao governo da Guiné-Bissau para acelerar os preparativos das eleições legislativas, marcadas para 18 de novembro.


"A missão de alto nível felicita-se com os avanços e apela ao governo para acelerar os preparativos" das eleições, afirmou, no final de uma visita de várias horas ao país, o presidente da Comissão da CEDEAO, Jean-Claude Cass-Brou.

Numa declaração à imprensa, lida no final da visita já no aeroporto Osvaldo Vieira, em Bissau, o presidente da Comissão da CEDEAO apelou também a todas as partes para apoiarem as ações do governo com vista à aceleração do processo para a realização de eleições, "conforme decisão dos chefes de Estado da CEDEAO".

A missão de alto nível, chefiada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros da Nigéria, Geoffrey Onyeama, chegou hoje de manhã a Bissau para avaliar a situação no país, incluindo a preparação das eleições legislativas.

Em Bissau, a missão da CEDEAO esteve reunida com as autoridades, partidos políticos e representantes de organizações internacionais.

Em abril, os chefes de Estado e de governo da CEDEAO reuniram-se extraordinariamente em Lomé, Togo, para resolver o impasse político que a Guiné-Bissau vivia há cerca de três anos.

Na cimeira ficou decidida a nomeação de Aristides Gomes como primeiro-ministro da Guiné-Bissau, a abertura do parlamento nacional e a realização de eleições legislativas.

A Guiné-Bissau tem legislativas marcadas para 18 de novembro, mas o recenseamento eleitoral, que deveria ter arrancado em 23 de agosto, ainda não começou devido a atrasos na receção dos 'kits' para registo biométrico dos eleitores doados pela Nigéria.

Parte dos 350 'kits' chegaram ao país no domingo e o recenseamento eleitoral deve ainda começar esta semana.

Conosaba/Lusa






Sem comentários:

Enviar um comentário