segunda-feira, 17 de setembro de 2018

MALAM GOMES Artigo Nº 8 DE 2018 - ELES SÃO INTÓCÁVEIS: GOVERNANTES, POLÍTICOS E DONOS DO TAKO (DINHEIRO). ELES CONSEGUEM SEMPRE DAR AS VOLTAS A JUSTIÇA.


Recorri imagem da reunião de ANPRP em 2001 NA NOSSA SEDE
É muito e muito difícil conseguir criminar – Investigar, aprovar, acusar, levar ao julgamento (BARRAS DO TRIBUNAIS), condenar e pôr na Gaiola (Prisão) um: Político, Governante e Donos do Tako (Dinheiro) Eles conseguem sempre dar as voltas a justiça e fitar o povo com truques, dizem que tudo nos tribunais, era mentiras e era uma cavala contra Ele ou Ela – Diz o povo que conseguiu provar tudo, que era tudo mentiras montadas e ainda diz-nos que sabia quem era – Estou aqui e vou continuar a trabalhar e resolver os vossos problemas, o povo vai nas cantigas – vejamos o que acontecem aqui em Portugal e um pouco por toda parte do mundo, sempre as mesmas músicas, cantigas os políticos, não são isenção, ou não vai fugir as regras.

O que se faz não é normal e achamos no nosso país RGB ou para nós guineenses tudo é normal é o que nós todos devemos reflectir, fazer o possível e reduzir, não há igualdade de um por um, há casos que aconteceram e não deviam acontecer?!

O que fazer para reduzir casos idênticos? É uma Incógnita

Populismo é inimigo da democracia e unanimidade mata a democracia.

Dor ou febre, não é uma doença é uma alerta, que um algo mal está para vir no nosso corpo, o que fazer? Ir ao médico – Bom entendedor meia palavra chega.

Deixo sempre essa pergunta no ar – Como é possível no pleno Século XXI, com tantas informações disponíveis, ter ainda muita gente ignorante?

Estratégia de algumas pessoas, alguns políticos em particular os líderes quando quer chegar o poder ou quando quer ganhar as eleições – usam todos os meios ao seu alcance para ganhar ou para lá chegar – Cuidado Todos os líderes e políticos que não têm alternativas, que vivem ou têm vividos sempre na política e querem continuar, bem ou mal, que nunca desempenharam uma profissão e nunca trabalharam nas suas áreas de formação e nunca deixou o sinal positiva em todos os lugares que ocuparam.

Tomar muito e muito cuidado com Eles são ditadores e quer agarrar sempre política e quer sempre lugares de destaques nos aparelhos de estado, se não tiver começa logo fazer barrulhos – Criam confusões, lançam boatos, fazem criticas injustas sem fundamentos e até criam os factos que não existem e pensam sempre nos cenários possíveis, arranjar amigos de ocasião que todos nós sabemos esses não duram sempre contestação Deles - Tudo o que foi feito se não participarem dizem que está mal e tudo o que está ser feito se não estão lá dizem também que está tudo mal.

Fazem esses criticas ferozes - Ficam nos cantos dos poderes, espera e a espreita, assim que o governo cair – todos estão disponível ir para lá e se forem chamados para PM melhor ainda, porque é o dono do país e de tudo e até esquece as - Pessoas que lhe puseram lá, estatutos dessas pessoas, a constituição, as leis vigentes do país, ignora os partidos e movimentos políticos e até as vezes desafia o PR e esquecem que não pode fazer nada sem assinatura do PR – Presidente da República não um cidadão qualquer e até podemos não gostar Dele mas, devemos respeitá-lo – Mas Ele não é o Chefe do Governo, não pode governar é o garante da constituição, das leis, funcionamento das instituições e é o Comandante em Chefe das Forças Armadas e deve merecer o respeito de Todos Nós – quer queiramos quer não.

Temos que abster de más língua para o país, respeitar e apoiar as instituições e as pessoas que estão enfrente em particular os que estão nos órgãos de Soberania Nacional – Corrupção, Drogas e até as vezes falam de criminalidade o nosso país RGB – não está nos grupos da linha de frente no mundo e nem tão pouco é campeão – Nós guineenses muitas vezes é que vendemos o país – Temos que respeitar os nossos governantes, os nossos líderes, os nossos funcionários ou melhor temos que trabalhar com seriedade, transparente é só assim é que as nossas instituições podem funcionar em pleno – Tudo o que se falam é falta de funcionamento das instituições do estado.

Comportamentos e atitudes de oposições guineenses é deita a baixo. Todos os trabalhos que estão ser feitos se não participarem para ganharem alguma coisa põem tudo nas tábuas rasas – O que fazer?

Políticos sérios, líderes fortes arranjarem pessoas sérias com provas dadas de preferências – Professores Doutores, cientistas, pessoas com formação académicas, económicas consolidadas, empresários de sucesso que estão a desenvolver a sociedade e o país, que estão dispostos deixar tudo e entregar alguém de confiança gestão dos seus negócios e pessoas inteligentes que já deram as provas com situação profissional e económicas consolidadas, atenção não estou pedir pessoas ricos as personalidades que estou referir no nosso país há até sobram, não é só os donos do tako (dinheiro). Personalidades desses calibres Eles é que devem ocupar os lugares de destaque ou chave no país -  estão dentro e fora de portas mas, atenção colocar cada macaco seu ramo ou no seu lugar, um bom entendedor meia palavra basta.
Temos casos a mais e princípios a menos vejam só esses quatro (4) casos gritantes no país em democracia – Assinatura de acordo ZEC entre o nosso país RGB/Senegal, Caso de morte do Presidente eleito e em exercício - João Bernardo Vieira Nino e CEMGFA Batista Tagme Na Way, carros para deputados e a Lei subvenção vitalícia - aprovado pelos deputados (as) e além de nomeações de várias ou sucessivas governos sem resultados – os nossas políticos não tomam atenção e nem os cuidados nas decisões que tomam - aceitam todos os cargos, sem pôr condições e nem dão nada a sociedade e o país, chegou o tempo de Eles pararem um bocado e olhar para trás e ver os percursos percorridos e tentar corrigir e que vai mal na nossa sociedade as minhas sugestões estão aqui vou pedir o meu amigo – Pate Cabral Djob o Administrador de Blogs CONOSABA no Porto - Para analisar e se poder publicar ao público, como tem sempre feito em alguns dos meus artigo escritos e vou partilha-lo com amigos mais próximos, não paro, parar é morrer, cumpro as minhas obrigações como cidadão e tenho direito de escrever e falar o que vem na minha alma e estou atento.

Há matérias que não são opinião pessoal e nem partidária é da sociedade toda e do país, alguns dos líderes dos nossos políticos não sabem, são comboios a descarolar-se os que vão lá dentro que tomem muito cuidado, alguns dos nossos líderes políticos, não são de confiança, não são abertos e nem têm visão de médio e longo prazo não têm:

 Ideia, propostas, projecto para a sociedade e o país, não nos explicam bem o que pretende fazer para a sociedade e o país se vierem ganhar as eleições, não têm Equipas de confiança e nem sabem – propor, negociar e marcar as presenças – fazem tudo base de manipulação no país a quase cinquenta (50) anos de independências e tudo ainda para fazer e muitos continuam a reclamar os direitos que julgam que tem e não têm.

O que fazer com Zaula de Ferros instaladas em todos pontos  do país e alastram para nós Diáspora? Eu pessoalmente não sei, porque temos sociedade medíocre.
Malam Gomes - Segurança, Presidente e Conselheiro em Portugal Cidadão Comum Pró – activo.

Sobre os casos já fiz os meus comentários – Lêem analisem bem os quatro (4) casos gritantes há mais casos na sociedade e no país, mas escolhi que efetou mais e vai continuar afectar sociedade guineense e o país, ninguém deve ficar indiferente é tempo de pensarmos bem antes de - Falar, fazer, aceitar e tomar as decisões - Desde já peço a desculpa, se alguém sentir atingido, não é as minhas intenções.

ATÉ HOJE, NINGUÉM FOI ACUSADO DE NADA, NINGUÉM FOI JULGADO, NINGUÉM FOI CONDENADO - QUE SIGNIFICA, NÃO PASSOU NADA É CRIME O ESTADO DA GUINÉ – BISSAU É MUITO E MUITO GRANDE E TUDO FAZEM-SE EM NOME DO ESTADO ELE, DEVE SER – JULGADO E RESPONSABILIZADOS DE TODOS OS ATOS COMETIDOS E REDUZIDOS VEJAMOS A MAIS DE QUE 10 ANOS DOS ASSASSINATOS DE PR – JOÃO BERNARDO VIEIRA (NINO) E CEMGFA – BATISTA TAGME NA WAY DOIS (2) FIGURAS DO ESTADO (EX -PR ELEITO e EX - CEMGFA) JUSTIÇA GUINEENSE NÃO CONSEGUE IDENTIFICAR E PUNIR AUTORES MATERIAIS E MORAIS – COMO É POSSÍVEL ISSO?
Guiné-Bissau, país onde reina a impunidade. Um país onde não há justiça, não pode haver desenvolvimento.

       CONSEQUÊNCIAS DA INAÇÃO DA JUSTIÇA!

No dia 24 de Maio de 2018, o Tribunal de Justiça da CEDEAO condenou o estado da Guiné-Bissau à pagar uma indemnização no valor de 40 milhões de francos CFA a uma parte da família do malogrado João Bernardo Vieira ex-Presidente da República - Independentemente de eventuais erros ou vícios deste processo, trata-se de um aviso sério ao estado guineense sobre as suas responsabilidades no combate à impunidade.

É totalmente inaceitável, que volvidos mais de 10 anos dos acontecimentos macabros que culminaram com os assassinatos dos Generais João Bernardo Vieira e Tagme Na Way, a justiça ainda não conseguiu identificar e perseguir os autores materiais e morais de tais atos criminosos.

 A inacção da justiça guineense nestes e noutros casos de assassinatos políticos, constituem não só numa cumplicidade com a impunidade, mas também traduz numa afronta aos direitos humanos e princípios subjacentes ao estado de direito. - A LGDH congratula-se com esta decisão do Tribunal de Justiça da CEDEAO, e, apela ao Ministério Público no sentido de traduzir à justiça os responsáveis pelos assassinatos políticos de 2008, 2009 e demais outros casos que abalam a memória colectiva dos guineenses - A impunidade, está a corroer a confiança dos cidadãos nas instituições democráticas, por isso é urgente agir antes que seja tarde.”

Já é muito e muito tarde, temos é que parar e corrigir e não pôr nas nossas cabeças que só acontece aos outros, ninguém ganhou nada, até hoje desde a nossa independência já la vão 45 secas e 45 chuvas nós Todos perdemos.

Camaradas irmãos - Vamos continuar a perder?


GUINÉ-BISSAU E SENEGAL DISCUTEM ZONA MARÍTIMA DE EXPLORAÇÃO CONJUNTA.
PERGUNTO - COMO ERA POSSÍVEL O NOSSO ESTADO ACEITAR ASSINAR AQUELA ACORDO NA ALTURA? (A SOCIEDADE (NÓS) TODOS POVO GUINEENSES QUEREMOS SABER?!
A terceira ronda de negociações entre as delegações da Guiné-Bissau e o Senegal sobre Acordo de Gestão e Cooperação sobre a Zona Marítima de Exploração Comum vai encontrar em Dakar, nos próximos dias 1 a 3 de agosto 2018, anunciou esta segunda-feira (30.07), a comissão nacional de avaliação, através da nota.
De acordo com a mesma nota, o processo foi iniciado em Dakar em dezembro de 2015, durante a qual foram acertadas as modalidades de ação, a necessidade de avaliação do funcionamento da Agencia de Gestão e Cooperação (AGC) e demais procedimentos inerentes ao início do processo de negociações.
“As negociações entre as partes, confiada as delegações técnicas, tiveram início em 2016, com duas rondas negociais entre as delegações técnicas, estando agendado para breve a próxima ronda negocial. As duas primeiras rondas tiveram lugar em Bissau, em fevereiro de 2016 e março de 2017 respetivamente”, lê-se ainda na nota que a Radio Jovem acesso.
O encontro acontece numa altura que cidadãos guineenses lançaram um manifesto dirigido ao Presidente da Republica da Guiné-Bissau, para propor uma nova partilha de recursos petrolíferos e haliêuticos que existem na zona de exploração conjunta com o Senegal.
O grupo integra, entre outras personalidades da sociedade civil, o ex-chefe da diplomacia, João José “Huco” Monteiro, o escritor Fernando Casimiro, o sociólogo Miguel de Barros e a ativista cívica Francisca “Zinha” Vaz.
ZEC – Negociações, os signatários querem que o José Mário Vaz, ordene o adiamento do início das negociações com o Senegal e sobretudo, que seja firme nas próximas conversações, “visando um novo realismo percentual face ao exagerado desequilíbrio que caracterizou a divisão de ganhos sobre os recursos petrolíferos e haliêuticos da zona comum, no anterior acordo”.
O anterior acordo, rubricado há 20 anos, não teve a renovação automática porque José Mário Vaz o denunciou em 2014.
Vários setores guineenses contestam o facto de a Guiné-Bissau ter ficado com 15% dos recursos petrolíferos que possam ser encontrados na zona, cabendo ao Senegal os restantes 85%.
A chamada Zona de Exploração Conjunta (ZEC), constituída em 1993, após disputas nos tribunais internacionais, comporta cerca de 25 mil quilómetros quadrados da plataforma continental e é gerida por uma agência de gestão e cooperação, baseada em Dacar, atualmente presidida pelo antigo primeiro-ministro, Artur Silva.
A ZEC é considerada rica em recursos haliêuticos, cuja exploração determina 50% para cada um dos Estados e ainda hidrocarbonetos (petróleo e gás), mas ainda em fase de prospecção. A Guiné-Bissau - Dispensou 46% do seu território marítimo para constituir a ZEC Zona de Exploração Conjunta e o Senegal - Dispensou 54%.
Especialistas em petróleo acreditam que a zona, constituída por águas rasas, profundas e muito profundas, “é particularmente atrativa” em hidrocarbonetos.

O chefe da delegação guineense fez o balanço positivo das negociações sobre a zona de exploração conjunta com o senegal. As negociações decorreram nos dias 01 a 03 de Agosto corrente, em Dacar - Senegal

Apolinário Mendes de Carvalho fez a observação, esta segunda-feira (06), em conferência de imprensa, no ministério dos negócios estrangeiros, para proceder o balanço dos trabalhos das negociações decorridas na última semana.

“É um assunto importante que actualmente tem um interesse crescente na sociedade guineense. As negociações de Dacar correram bem para esta fase que estamos e as partes têm trabalhado num ambiente de cordialidade e de crescente compreensão daquilo que são as razões e as motivações que animam as partes nestas negociações”, enfatiza.

As partes voltam a reunir-se em Bissau entre os dias 27, 28 e 29 de Agosto já com mandatos concretos para concluir o projecto de revisão dos acordos.

Neste sentido, Apolinário de Carvalho garante que a delegação que chefia vai empenhar-se para corrigir “um erro histórico” e para que os acordos reflictam os interesses das partes.

“O acordo não é equitativo e nós da Guiné-Bissau queremos a continuação da zona e dos instrumentos que criam gestão e cooperação entre os dois países mas com base no acordo que reflecte os interesses nacionais das duas partes”, explica.

Mendes de carvalho pediu, por outro lado, os guineenses no sentido de acompanharem a equipa negocial neste processo e critica certas opiniões em relação ao processo das negociações.

“Num processo de negociações este tipo de declarações (contra as negociações neste período) podem perturbar o processo e queremos que os guineenses nos acompanhem para sentirmos confiantes. É bom que não haja atitudes os comportamentos que possam perturbar este processo”, exorta.

A questão da partilha dos recursos provenientes da plataforma continental, autorização de pirogas da pesca artesanal na zona e a questão de reembolso das despesas ligadas as pesquisas petrolíferas realizadas por um dos Estados antes da conclusão do acordo, constituem pontos de bloqueios nestas negociações que serão retomadas no dia 27 de agosto, em Bissau.
A chamada zona de exploração conjunta, entre a Guiné-Bissau e o Senegal foi constituída em 1993, após disputas dirimidas nos tribunais internacionais. - A zona em apreço comporta cerca de 25 mil quilómetros quadrados da plataforma continental e é gerida por uma agência de gestão e cooperação, baseada em Dacar, actualmente presidida pelo antigo primeiro-ministro, Artur Silva.

MALAM GOMES – SEGURANÇA, PRESIDENTE E CONSELHEIRO

FUNÇÕES ESPECÍFICOS DOS DEPUTADOS (AS) DE UMA NAÇÃO

DEPUTADOS (AS) SÃO ELEITOS PARA FAZEREM AS LEIS DISCUTIR E APROVAR OU CHUMBAR, RECEBER DISCUTIR, APROVAR OU CHUMBAR DIPLOMAS DO GOVERNO E FISCALIZAR A SUA AÇÃO.

 É UMA VERGONHA AUTENTICA DEPUTADOS (AS), GOVERNANTES E TODOS OS POLÍTICOS DO PAÍS – QUE CRIARAM OS PROBLEMAS, ANULARAM OU ANULAM SEMPRE, LEGISLATURAS A ÚLTIMA IX NÃO FUGIU AS REGRAS DOS CORRUPTOS DO PAIS – POLÍTICOS E GOVERNANTES REMEDIARAM A IX LEGISLATURA, COM INTERVENÇÃO DA COMUNIDADE INTERNACIONAL CONSIGUIRAM UM INTENDIMENTO DO GOVERNO DE CONSENÇO QUE LEVOU QUASE TRÊS (3) ANOS DE NEGOCIAÇÕES, MESMO COM AJUDA DA COMUNIDADE INTERNACIONAL, NÃO CHEGARAM UM ENTENDIMENTOS PARA FORMAR UM GOVERNO.
FIM DA LEGISLATURA, COM MEDIAÇÃO DA MESMA COMUNIDADE INTERNACIONAL EM PARTICULAR A CEDEAO CONSEGUIRAM FORMAR UM GOVERNO DE CONSENSO E TEM COMO OBJETIVO OU PERIODADE Nº 1 ORGANIZAR AS ELEIÇÕES ERA ALI QUE O GOVERNO, POLÍTICOS, DEPUTADOS E A SOCIEDADE EM GERAL - DEVIAM CONCENTRAR TODA AS SUAS INERGIAS, TODOS OS SEUS TRABALHOS – COMO É POSSÍVEL DESVIAREM DE PRINCÍPIO E IREM FAZER O TRABALHO PARA OS SEUS INTERESSES PESSOAIS ARRANJAREM O TEMPO, E ELABORAR, DISCUTIR ESSE DIPLOMA OU VERGONHA E APROVAR PARA RESOLVEREM OS SEUS PROBLEMAS ESPECÍFICOS?

 PERGUNTAMOS – OS DEPUTADOS (AS) SÃO OU FORAM ELEITOS PARA RESLVEREM OS PROBLEMAS DA SOCIEDADE E DO PAÍS? OU FORAM ELEITOS (AS) PARA RESOLVEREM OS SEUS PRÓPRIOS PROBLEMAS?

 ANP - DEPUTADOS DA NAÇÃO GUINEENSE APROVAM ESTATUTO REMUNERATÓRIO OU UMA VERGONHA, DOS TITULARES DOS ÓRGÃOS DA SOBERANIA – NÃO PODEM FAZER TUDO, PORQUE ESTATUTOS DOS VOSSOS PARTIDOS E MOVIMENTOS POLÍTICOS, DA CONSTITUIÇÃO AS LEIS VIGENTES NÃO VOS PERMITEM.

TUDO BEM, QUEM TRABALHA MERECEM RECOMPENSÃO. OS QUE NÃO TRABALHAM NÃO. QUEM É QUE VAI PAGAR OS VOSSOS SALÁRIOS E AS VOSSAS REFORMADOS? E ONDE É QUE VÃO ARRANJAR O DINHEIRO, PARA VOS PAGAR E PAGAR OS SALÁRIOS DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICA? CAROS DEPUTADOS (AS) PRIMEIRO TÊM QUE JUSTIFICAR O DINHEIRO QUE RECEBERAM NOS ÚLTIMOS QUATRO (4) ANOS. PORQUE NESSES QUATRO ANOS NÃO FIZERAM NADA PARA O PAÍS E PARA SOCIEDADE GUINEENSE.

 PORQUE NÃO TRABALHARAM?! CAROS QUE REBERAM NÃO MEXER NELES SÃO PARA DEPUTADOS (AS), QUE VÃO SAIR NAS PRÓXIMAS LEGISLATIVA QUE É (X) AS OUTRAS NOVE (9) LEGISLATURAS SÃO - ZERO (0), NADA NÃO FIZERM NADA E NEM OS MANDATOS ACABARAM É UMA VERGONHA CONTINUAREM RECLAMAR AS ELEIÇÕES SEM TER DINHEIRO PARA ORGANIZAR A CULPABILIZAR OS OUTROS – NÃO É POSSÍVEL TÊM QUE DIZER AOS NOSSOS GOVERNANTES E POLÍTICOS CHEGA COM B GRANDE.

Os dois (2) deputados da nação guineense - São os verdadeiros heróis e verdadeiros deputados da nação - um votou mesmo contra a diploma ou vergonha e outro votou abstenção, os oitentas (80) que aprovaram essa vergonha, têm muitas explicações a dar aos guineenses - Os dois (2). Eles ou Elas - deviam merecer as considerações dos guineenses em particular os eleitores – Cada projecto é projecto e os deputados são eleitos pelos eleitores para fazer, participar na discussão dos projectos, diplomas do governo e votar, base de orientação da sua bancada em alguns casos em consciência- ninguém podem impedir-lhe!



Os deputados da nação aprovaram esta quarta-feira (08 de Agosto), o estatuto remuneratório dos titulares dos órgãos da soberania onde constam as leis de vencimento, subsídio de representação e a lei da subvenção vitalícia.

Após a aprovação do diploma pelos 80 dos 82 deputados presentes na sessão, Rui Dia de Sousa membro da comissão especializada de ANP para assuntos jurídicos afirmou que ficou aprovado que os subsídios de representação não podem ser maior que salário de um titular de cargo público.

«Este trabalho vai disciplinar um pouco esta matéria. Há uma lei especial que fixa o vencimento do presidente da República, então todas as outras leis relacionadas aos titulares de órgãos de soberania, está indexado ao vencimento do presidente da República. Há questão de subsídio de representação que era muito maior a salário de um titular de órgãos da soberania, mas agora foi corrigido e ficou aprovado que o subsídio não pode ultrapassar os 20% de salario dos titulares em causa».

Entretanto, explicou como os titulares dos órgãos da soberania vão usufruir destas subvenções. “ O consenso alcançado é que os membros do governo devem ter 6 anos consecutivos ou interpelados para usufruir da subvenção, os deputados duas legislaturas, isto é, oito anos, cinco anos para o presidente da República, quatro anos para o Presidente de Assembleia Nacional popular e o primeiro-ministro”, explicou - De referir que, um deputado da bancada parlamentar do PRS votou contra o documento e um de PAIGC votou abstenção ao mesmo documento.

MALAM GOMES – SEGURANÇA, PRESIDENTE E CONSELHEIRO


Sem comentários:

Enviar um comentário