terça-feira, 18 de setembro de 2018

ACTORES NACIONAIS ESTUDAM ESTRATÉGIAS PARA APOIAR COMBATE À CORRUPÇÃO

O primeiro-ministro, Aristides Gomes, preside, esta terça-feira (18), em Bissau, a abertura da conferência sobre o combate à corrupção na Guiné-Bissau

O evento é apoiado pelo UNIOGBIS e visa reunir atores relevantes dentro dos serviços públicos / civis e representantes da sociedade civil para deliberar sobre questões relacionadas à corrupção, revisar o estado actual e traçar um curso de ação futuro.

Segundo uma nota á imprensa do gabinete de comunicação da ONU na Guiné-Bissau, igualmente no encontro denominado “Apoiando o combate à corrupção na Guiné-Bissau” irá proferir de palavra o Representante Adjunto do SG na Guiné-Bissau, David McLachlan-Karr, em nome da ONU.

A conferência terá a duração de dois dias e pretende juntar mais de 50 profissionais que discutirão a capacidade existente para o combate à corrupção no país, os desafios e considerarão propostas para acções úteis no futuro.

Segundo a mesma nota, os se concentrarão sobre “Mecanismos de Controlo Financeiro, Auditoria e Gestão do Orçamento Geral do Estado” e “O papel do poder judicial na luta contra a corrupção: garantir a independência judicial e a aplicação estrita da lei”.

A Guiné-Bissau tem sido apontada dedo várias vezes pela comunidade internacional em relação ao problema da corrupção e o presidente da república, nos seus discursos, adverte que a corrupção está a consumir pela negativa a economia nacional e não ajuda no desenvolvimento.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário