quinta-feira, 10 de maio de 2018

GOVERNO GUINEENSE DISPOSTO A DIALOGAR COM A UNTG


Ministro da Presidência do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares diz que o governo está disposto em continuar a dialogar com a União Nacional dos Trabalhadores da Guiné para encontrar uma solução a reivindicação.

Desejo foi manifestado esta quinta-feira (10 de Maio) pelo Agnelo Regala depois do primeiro conselho de ministros liderado pelo Aristides Gomes.

«Embora considerando que não teve tempo suficiente para sentar e poder delinear as vozes destes diálogos, mas a grande verdade é que o governo está disposto a dialogar com os funcionários públicos para encontrar as melhores soluções para o problema. Sabemos que é um direito que cabe ao sindicato e não pomos em causa isso, mas a grande verdade é que o governo, apela também aos sindicatos para que têm em conta que acaba de ser nomeado e é um governo que precisa de algum tempo para poder analisar aquilo que foi estabelecido com os governos anterior, que é inconstitucional», observou.

Confrontado com assuntos ligados a suspensão e demissão de alguns governadores regionais, Regala diz que, “há uma evolução e em breve haverá uma informação sobre o assunto e que haverá um consenso, porque de facto, este é uma fase em que o governo é inclusivo e o primeiro-ministro é do consenso e todas as acções devem ser na medida de possível consensualizadas ”.

Agnelo Regala sublinhou por outro lado que a reunião serviu também para o primeiro-ministro apontar as grandes linhas de orientação para cada sector de governação que tem por objectivo essencial a preparação e a realização das eleições legislativa na data prevista.

Os 26 membros do Governo resultaram de um consenso político alcançado entre os dois principais partidos, o PAIGC e o PRS depois de intensas negociações promovidas pela CEDEAO. O governo foi empossado no passado dia 26 de Abril e duas semanas depois reuniu o conselho de ministros.

Por: Braima Sigá/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário