quinta-feira, 17 de maio de 2018

«OPINIÃO» "RGB - ESSE NOME DESAPARECEU NO MAPA DO MUNDO E DA HISTÓRIA A CEDEAO - CRIOU UMA ZONA CONTROLADA PELA ORGANIZAÇÃO REGIONAL", DIZ O MALAM GOMES


República da Guiné - Bissau – É o país independente a quase sessata (60) anos, tem a sua constituição, as suas leis, os seus órgãos de estado eleitos pelo povo, os partidos e movimentos políticos, têm os seus estatutos e as direcções ou órgãos eleitos tudo estão suspensos de momento.

CPLP – Organização lusófona, onde é que estão?

Atenção - Já não temos o estado, o país e nem partidos e movimentos políticos a - CEDEAO criou uma Zona gerida pela organização regional e escolheram um dos seus presidentes para coordenar e comandar a Zona. A nossa constituição, as leis, os estatutos de partidos e movimentos políticos do nosso país República da Guiné – Bissau – Tudo estão suspensos, já não servem nada ou já não valem nada, ninguém, mas ninguém fala agora do país ou dos nossos políticos só falam de acordo de Conacri e da CEDEAO.

O nosso país RGB, está a venda e em saldos, o que fazer?

Todos Nós Guineenses, Amigos da Guiné – Bissau, dentro e fora das portas, temos que estar atentos e vigilantes - Todos nós em movimentos, cada um de nós, fazer o possível de travar a venda do nosso país, sei que é difícil, mas o difícil não são sinónimos de impossível, no mundo de hoje no pleno Século XXI tudo é possível, nada é impossível, se os Homens e as Mulheres de boa vontade com cabeças, troncos e membros quiserem!...

Mesmo assim (NÓS) Guineenses mantemos unidos e fiel a nosso mesmo, porque entendemos o que nos unem, são muito mais fortes de aqueles que nos separam ou dividem – Alguns dos nossos políticos acham a contrário a RGB é o nossa país - ponto final.

Eles os nossos (Políticos) de atual geração os nossos irmãos uns pouco mais velhos e os outros pouco mais novos ou os meus colegas de idade (Manjoa) parece que perceberam, entenderam que desta vez as coisa precisam de ser diferentes, os seus discursos tem que ser diferentes ou eles têm que mudar os seus discursos, já ultrapassaram todos os limites permitidos por leis a sociedade guineense não são colecção Deles os nossos (Políticos).

Nós Todos somos e seremos sempre guineenses de corpo, alma e de plenos direitos. Eles têm que perceber isso para bem deles e da toda sociedade -  os nossos políticos têm responsabilidades morais de assumir as suas responsabilidades e agir.

Ainda há alguém ou alguns políticos, que entendem ao contrário ou têm as dúvidas que a República da Guiné – Bissau seja um lugar de Todos nós guineense, que ainda há dúvida, que os sonhos e o sangue darmados dos nossos combatentes da liberdade da Pátria estejam ainda Vivo em nosso mente e em nosso tempo, que ainda questionam o poder da nossa liberdade, da nossa democracia, da nossa independência, do nosso hino, da nossa bandeira, do nosso bilhete de identidade, do nosso passaporte, das nossas instituições, dos nossos representantes eleitos pelo nosso Povo pacífico, aqui está a resposta para as dúvidas de aqueles que têm, demorou muito tempo e custou, mas chegou a quase cinquenta (50) anos e vão permanecer, aqueles que pensam ao contrário é Eles é que vão acabar ou desaparecer o país e a sociedade vai manter.

Sempre somos, sempre seremos um – País, uma Nação, um Povo invencível, ao enfrentar as situações impossíveis, as pessoas que amam o seu país, a sua pátria, o seu povo, que trabalham com a responsabilidade, seriedade, dedicação, amor, respeito e confiança.

Que respeitam a constituição, as leis, os estatutos da sociedade de.
Políticos, civil, as hierarquias e os mais velhos – Sim acredito que Todos (NÓS) Guineenses podemos e venceremos.

A sociedade Guineense que cuidem com actual dirigentes no PAIGC – Já aprovaram que não estão preparados para governar o país, mesmo que o Povo ou Eleitos dêem-lhes a maiorias absolutas, não conseguem governar. Porquê? Eles é que podem responder essa pergunta, não sou eu, sou, um simplesmente cidadão comum pró – ativo e observador atento.

Atual Dirigentes no PAIGC, para médio e longo prazo  - Não têm ideias, propostas, projectos e nem equipas para unir e gerir o Partido e nem a sociedade guineense e o país, já mostraram isso a mais de que quarenta (40) anos nessa lenga - lenga.

Vejamos a mais a frente, depois de esses pormenores pormenorizadas do nosso Povo e do nosso País (RGB) o que se passa no seio do PAIGC, quase ou desde a sua fundação.

O nosso país RGB tem sorte – Próprio Deus gosta de Nós (Guineenses) e o país, vejamos até natureza nunca foi cruel connosco – Deus deu-nos riqueza no mar e na terra, boa gente, afável, acolhedores e solidários.

Nós não votamos e nem elegemos crise - As sucessivas crises a mais de que quarenta (40) anos que os nossos políticos andam-nos criar sem necessidade ou actual dirigentes no PAIGC, mesmo assim a população olharam sempre para frente, continuaram unidas, ajudarem uns aos outros e de mãos dados e sempre solidários seja em que circunstâncias forem.

Vejamos a guerra civil de 1998/1999, que paralisou o país a mais de que um ano, dentro de capital Bissau nada entrava e nada saia dentro e fora por: Terra mar e ar, tudo fechado, mais de quatrocentos (400,000) pessoas que residia na capital Bissau noventa e cinco por centos (95%) das pessoas saíram e foram juntar as famílias e amigos no interior do país, durante esse tempo não ouve campo de concentração e nem dos refugiados e nenhum órgão de comunicação social falou da nossa bondade e solidariedade, dos 95% das pessoas que saíram de capital Bissau, mais ou menos 10% é que conseguiram saíram para estrangeiros os restantes ficaram tudo dentro do país Território Nacional) e juntaram as famílias e amigos – camadas média e baixa, as crianças, mulheres e doentes todos esses todos foram acolhidos por familiares e amigos no interior, com nossa ajuda da (Diáspora) todos foram assegurados.

Infelizmente temos maus políticos, que só pensam em resolver os seus problemas, de famílias e amigos – até esquecem os seus partidos, militantes, simpatizantes, sociedade em geral e o país. Quem é que semeou, criou, alimentou e ensinou tudo isso? É o PAIGC ou dirigentes no PAIGC, que estão a estragar o nome do partido histórico, história do partido, da sociedade guineense e do nosso país RGB é uma vergonha.

Dirigentes no PAIGC, não cumprem os estatutos do partido, a constituição e as leis vigentes do país, não respeitam uns aos outros e nem as hierarquias, quando são eleitos ou nomeados pensam que são donos do país, das instituições e de tudo. Esquecem que não podem fazer tudo as ferramentas acima mencionados não lhes permitem, mesmo assim fazem tudo é grave.

Como é de conhecimentos de todos na guerra civil de 1998/1999 - morreram muita gente, casas de habitação das pessoas, das empresas, do estado e as infra-estruturas do país muitos foram sequestradas, destruídos até hoje as populações, as empresas e próprio estado ainda estamos a pagar danos ou facturas dos nossos políticos ou actual dirigentes no PAIGC, esqueceram tudo isso até outros querem provocar mais a guerra, felizmente os nossos militares entenderam desta vez e afastaram, são eles sempre que eram enganados e eles é que pagavam tudo, dai temos que os agradecer todos os nossos militares, chefias - praças, sargentos, oficias e todo comando militares nas casernas em particular o Chefe máximo dos militares guineenses – O Chefe de Estado maior o General das Forças Armadas o General Biaguê Na Ntan  – Obrigado Senhor General e toda a sua Equipa

Mais de que quarente (40) anos o PAIGC ou os dirigentes do PAIGC, estão a criar sucessivamente estabilidade político no país. Porquê? Guerra do poder e controlo total das receitas e recursos do país – foi sempre assim desde fundação do partido em 19 de Setembro de 1956 – o partido é meu madjoa significa o partido é o meu colega, nasci em 1956.

Porquê que acontece isso no PAIGC desde a sua fundação?  No PAIGC - Há Gente no Partido a mais, princípio do que Gente do Partido.

Vejamos a guerra desde fundação do partido em 1956 só Gentes no PAIGC:

Gente no PAIGC – Expulsou o militante, gente no PAIGC – Matou, assassinou ou mandou matar ou assassinar o militante, gente no PAIGC  – Vedou o militante acesso aos órgãos do partido, de governação e até do aparelho do estado, gente no PAIGC - Derrubou o governo do PAIGC, gente no PAIGC – Derrubou o Presidente da República, gente no PAIGC – Fez o golpe de estado, gente no PAIGC – Fizeram várias vezes tentativas de tomar a sede do partido de assalto, gente no PAIGC – Fechou a ANP – Assembleia Nacional Popular, gente no PAIGC – Está pedir o governo de inclusão com participação de todos os partidos políticos com assentos parlamentar – Disse para cumprir acordo de Conacri, gente no PAIGC – Não reconhece o estatutos do partido, a constituição, leis vigente do país, as instituições do país, Órgãos de soberania do país e as hierarquias, gente no PAIGC – Só fala de acordo de Conacri, só vai respeitar esse acordo ditadas pela CEDEAO, gente no PAIGC – Afastou centenas de militantes para realizar um Congresso com único candidato e uma única lista para todos os Órgãos do Partido para Membros da Direcção do Partido, no partido e num país em Democracia no pleno Século XXI, gente no PAIGC – Mandou as forças de segurança para expulsar os congressistas no Congresso do seu partido e na sua própria sede, gente no PAIGC – Arranjou alternativas e o Congresso continuou embora sem condições, disse agente no PAIGC custa o que custar o Congresso vai ser realizado, gente no PAIGC – Mandou retirar as forças de segurança e chamou os congressistas para irem a sede do partido realizar o Congresso com única candidato e uma única lista para todos os membros da Direcção no partido e num país em Democracia.

Há Gentes a mais no PAIGC, do que princípio e Gente menos do Partido.
Tudo isto está a acontecer no pleno Século XXI, porque nas últimas décadas o PAIGC, se tem tornado cada dia menos partido, para os verdadeiros militantes é muito grave porque nele cada dia há mais gente no partido, do que gente do partido. O PAIGC tem que procurar saber, onde é que vieram essa gente toda e até superar Gente do Partido? Como é possível?

O PAIGC - Assim torna-se cada vez mais pequeno e há mais gente no partido do que gente do próprio partido – Totalmente de acordo com opinião do meu Amigo Ernesto Diabo, aproveitei a opinião dele e acrescentei muitas coisas a verdade tem que ser dita dou a quem doer, há casos a mais e princípio a menos no PAIGC, não há confiança e a menos verdade.

Como disse Ernesto Dabo e estou totalmente de acordo Urge – Analisar esta crónica crise de liderança que desde fundação do Partido em 1956 e não em 1980 tem vindo sempre – Afastar, matar, assassinar, mandar matar, mandar assassinar, expulsar, vedar acesso alguns militantes - Órgãos do partido, a governação e até acesso emprego ou lugar no aparelho do estado – Acontece com todos os quadrantes guineense pessoas bem preparados ficam tudo nessas situações de vedação ou lista negra, sem acesso a nada e nem podem ser um simples empreendedor.

Actuais dirigentes no PAIGC - Estão afastar os militantes, até adesão de novos e de si mesmo ou seja, sem conteúdo doutrinal e prática Cabralistas.

Amigo Dabo – Propõe e concordo com a sua opinião, que se realize um Fórum aberto para discutir tudo, sem tabus e não ficar nada para dizer e nem para fazer aos intelectuais guineense de Todos os quadrantes políticos, ideológicos e sociais, que aceitem que o PAIGC é o Partido Libertador e tem que Libertar o Partido para a sociedade.

Sem verdade, não há trabalha sério, sem trabalho sério não há confiança, sem confiança não há investimentos, sem investimentos não há trabalho, sem trabalho não há dinheiro, sem dinheiro não há poupanças e sem poupanças as instituições financeiras não podem e nem vão ter o dinheiro para financiar as famílias e empresas. O estado entra em falência técnica e perde o controlo da sociedade, e o país fica completamente – sem comando, sem ordem, sem controlo, fica estagnados e entra as leis dos mais fortes ou forças.

 O Estado tem que preparar os pais, encarregados de educação, professores e sociedade em geral - Não podemos transformar a sociedade, sem cultura, sem o conhecimento, sem formação específica, sem escolas, sem educação, sem bons professores nas salas de aulas, sem respeito mútua. O Estado tem que fazer investimentos nessas áreas – tudo tem o custo com o retorno garantido. Outra vez perguntam-se no orçamento geral do estado? Qual é fatia que vai para esses sectores ou áreas? Os nossos políticos não querem ouvir falar nesses sectores ou áreas, mas temos que falar em voz alta e em Bom – Tom, doa quem doer é ali é que está a riqueza, o respeito e a confiança.

Perguntam-se outra vez o que fazer com os nossos políticos ou com jaulas de ferros instaladas no nosso país? – Pessoas, sérias com provas dadas, de confiança que dizem a verdade, que trabalham com seriedade e preocupados com o país unirem-se e remover a tal jaula de ferro instaladas no país é possível, não podemos aceitar que o país seja vendido aos estrangeiros.

Os nossos políticos, querem sociedade medíocre, para que dúzias dos gatos - pingados continuarem manipular a sociedade cega, muda e surda, para poderem corripe-los. Todos esses manipuladores, corruptos, têm os seus dias contadas, mais tarde ou mais cedo pagam e bem. Porquê? Porque o nosso chão ou país RGB é sagrado, mas os nossos políticos nunca aprenderam e continuaram cometer os mesmos erros a mais de que quarente (40) anos e pagam sempre, bem e bem pago – Vejamos o Comunicado Vergonhosa.

Num comunicado divulgado no passado dia 7 de Fevereiro de 2018, assinado em Abuja, Nigéria, a Comunidade Económica de Estados de África Ocidental (CEDEAO) avança com "Sanções” pessoais contra os indivíduos ou organizações, mencionaram organizações, mas nenhum foi sancionado – Dizem que impedem o processo de saída da crise na Guiné-Bissau". Em causa está o incumprimento do Acordo de Conacri, um acordo proposto pela CEDEAO em Outubro de 2016 com o objetivo de acabar com a crise política na Guiné-Bissau e eleger um primeiro-ministro de consenso, mas que desde então tem sido contestado pelos líderes guineenses. (Porquê que verdadeiros ou responsáveis da crise não foram sancionados). 
Num total de 19 personalidades guineenses incluem-se cargos: Empresarial, técnicos e políticos importantes como é o caso de Secretário - geral de PRS – Dr. Florentino Mendes Pereira. Braima Camará, Rui Dia de Sousa, Soares Sambú, Orlando Mendes Viegas  e muitos outros, entre os políticos – Caricatas sancionarem Dois (2) Procuradores - Ex. e Actual Procurador Geral da República e até o filho do Presidente da República.
As sanções dirigidas às 19 personalidades guineenses contemplam o impedimento de viagens tanto aos sancionados como aos seus familiares, assim como o congelamento dos seus bens financeiros e o impedimento de participar nas atividades da comunidade, uma coisa nunca vista no mundo inteiro - (tipo destas sanções).
As listas dos sancionados são compostas pelos seguintes: Braima Camará, Rui Dia de Sousa, Soares Sambu, Abel da Silva Gomes, Manuel Nascimento Lopes, Eduardo Mamadu Balde, Maria Aurora Abissa Sano, Florentino Mendes Pereira, Orlando Mendes Viegas, Certorio Biote, Domingos Quade, Carlitos Barai, Domingos Malu, Antonio Sedja Man, Bacari Biai, Botche Cande, Herson Gougjabi Vaz, Victor Madinga, Fernando Vaz.
FALTA DE CONSENSO PARA FORMAR GOVERNO
A decisão da aplicação das sanções partiu de Faure Essozimna Gnassingbe, presidente em exercício da CEDEAO e Presidente da República Togolesa (Togo), e contou com o apoio dos restantes dirigentes dos países que constituem a CEDEAO. No comunicado, justifica-se a decisão pela "ansiedade" dos membros de "promover a restauração da governação democrática e do respeito pelo Estado de direito na Guiné-Bissau" É uma vergonha autêntica para a Organização Regional histórico como CEDEAO?!
“Injustiça só por si é uma ameaça” É uma vergonha as culpas todas é do mediador, que nunca disse a verdade, desde que foi nomeado todas as partes estavam contra e desconfiavam dele, nunca foi transparente e devia ser substituído a muito tempo e não foi porquê? As culpas são dos nossos políticos e a CEDEAO.
Normalmente o mediador tem que ser aceite e merecer a confiança de todas as partes trata-los todos em pé de igualdade e dizer a verdade, caso contrário automaticamente será substituído.

Problemas era interno e devia ser resolvido internamente, eles levaram os assuntos interno para fora e o resultado está aí, estão preparar o quê? E porquê? Será que todos Nós Guineenses somos burros, estamos todos a dormir? Atenção se é verdade temos que acordar e estarmos atentos e vigilantes?!

CEDEAO – Tomou as decisões infelizes e erradas na aplicação de sanções de alguns guineenses, segundo a CEDEAO dificultaram a aplicação de Acordo de Conacri é incompreensível como é possível.

Se algumas pessoas que foram sancionados, não têm nada a ver com a aplicabilidade do acordo, nem são assinantes de tal acordo, nem são políticos, nem fazem parte dos sucessivas governos, como é possível serem Eles dificultadores de aplicabilidades do Acordo de Conacri até chegam ao ponto de serem sancionados?

Quem é que forneceu os nomes ou lista dos sancionados? - Quem é que está pagar ou quem vai pagar as facturas de movimentação diplomática a quase três (3) anos ou já estão pagas? Como? Quem é que pagou? Nós guineenses, até hoje  todos queremos saber?!

Antecipadamente as respostas - São os mesmos é que vão pagar, sabemos que têm os custos e os custos são elevados e são os mesmos é que vão pagar ou é que pagam sempre as facturas de tudo movimentação diplomáticas, coitadinhos do nosso povo, as suas receitas e os recursos do nosso país.

Mais uma vez a CEDEAIO falhou em todas as linhas, aliás têm falhado sempre. Vêem as coisas andarem mal e deixam andar, quando vem, vem tarde, fora de hora e fazem tudo mal. Muitos, que deviam ser sancionados. Personalidades e algumas instituições, não foram porquê? A CEDEAO e os seus colaboradores é que sabem e é Eles é que devem responder as perguntas formuladas.

O Estado e o nosso povo pacífico da Guiné – Bissau - Esperam que não estejam já ser gastos o dinheiro, permitidos da Mesa Redonda em Bruxelas e depois receitas do povo e os recursos do nosso país vir pagar tudo. Neste mundo tudo é possível. Não há corruptos sem corruptores. A crise política estalada no país é a divisão do Bolo permitidas na Mesa Redonda de 2015 em Bruxelas, que mobilizou 1,5 mil milhões de dólares americanos – há quem fez as contas e achou que vai receber pouco com os seus amigos, logo aí estalou a crise política no país sem fim a vista é uma (Vergonha), já lá vão quase três (3) anos é imcompriêncível.

Dizem os corruptos e manipuladores da opinião pública, que aquilo não era nada, só será desbloqueado consoante a apresentação dos projectos com viabilidade económica para resolver a situação económica e desenvolvimento do país. Eles sabem e todos nós também sabemos, que há projectos falsos para desviar o dinheiro.

Porquê, que o nosso país RGB, está assim a quase cinquenta (50) anos independente, até hoje veja sem nada? Sem escolas, sem carteiras para os alunos ou equipamentos para salas de aulas, sem postos de saúde, sem hospitais, sem estradas, sem infrastruturas, os funcionários trabalhar com salários da misérias, com muitos formados em todas as áreas e não temos quase lá no país nada, os que temos são poucos é que aceitaram os sacrifícios, para mim pessoalmente Eles também são os nossos heróis nacionais, como disse temos lá poucos maiorias estão no estrangeiros.  

Cabral - dizia que devemos pensar com as nossas próprias cabeças e andar com os nossos próprios pés, mas não pensamos todos da mesma maneira e alguns querem andar e não podem, porque são deficientes o nosso objectivo devia ser solidariedade - Ajudar as pessoas compreenderem os outros, estamos no pleno século XXI, o mundo não espera, nem para e está sempre em movimentos e temos que acompanhar movimentação.

Um bom líder deve ou tem que assumir as suas responsabilidades, aceitar todos os sacrifícios necessários, trabalhar com seriedade, dar a sua vida se for preciso para servir e salvar o seu povo ou sua pátria.
A inteligência - É o carácter é um objectivo da verdadeira educação de um ser humano é muito difícil enganar as pessoas inteligentes. É sempre a hora de fazer que é certo e possível para que o melhor fosse feito, sozinho é voz isolado (O Papa João Paulo II) e é impossível fazer tudo e melhor, juntos fazemos mais e melhor - Dizer a verdade é o ato de coragem, quando, for preciso, deve ser dita em voz alta e em bom - tom, mas não há verdade absoluta, há sim, possibilidade de realidade, temos que entender e compreender essa realidade no mundo de hoje.

Ontem quem tem informação, tem o poder nas mãos, hoje já não é bem assim – agora tudo em tempo real.

Como é possível, nós guineense, no pleno século XXI, com tantas informações disponível, no nosso país República da Guiné – Bissau, continuamos a ter pessoas ignorantes, que acreditam em tudo, em manipulação e em mentiras.

África – Dizem que o nosso continente é pobre, não é verdade, África é um dos continentes mais rico do mundo em tudo. Na terra, no mar, tem população mais jovem da planeta e é o que mais cresce a nível populacional no mundo.

África precisa de – Instituições, países, organizações e o Continente forte e não as pessoas, muitas vezes falamos de pessoas fortes, instituições fraco, instituições fortes a constituição e as leis vigentes do país fraco, países fortes e as organizações fraco e organizações fortes e o Continente fraco é impossível.

Vejamos os salários dos nossos políticos e governantes, os seus patrimónios e as suas modas de vida – Nos países sem trabalho, sem educação, sem escolas, sem hospitais, e sem infra-estruturas – Razões? Corrupção, abuso de poder, estabilidade política permanente. Empresários não fazem investimentos, aliás ninguém mete o dinheiro no buraco sem fundo - Resultados estão a vista, não a trabalho – pessoas sem perspectivas de vida de curto, médio e longo prazo, esmadores maiorias principalmente jovens saem sem destinos definidos para as (Imigrações selvagens) a procura do futuro melhor.
 Na minha Terra Natal República da Guiné – Bissau, o país onde tudo se faz e tudo é possível o que fazer com estado de coisas a mais e princípios a menos se uma pequena faísca acende logo o lume porquê?

Porque, a constituição e as leis não são cumpridas e nem são respeitadas. A sociedade não cumpre as suas obrigações, as hierarquias não são respeitadas, Significa que as instituições não funcionam. Pior de tudo nomeação de alguns Membros do governo sem sentido, porque e nem o país tinha as condições para assegurar, equipar os seus gabinetes de trabalho, aliás os outros, nem têm as instalações ou gabinete de trabalho e próprios não faziam faltas. Mas recebem os tachos (Salários). É facilidades, é corrupção são crimes e criam os malandros, nada, mas nada deve ficar para fazer e nem para dizer doa quem doer vejamos na rádio pública português RDP – África, que tem um painel com cinco (5) vozes de cinco (5) países para analisarem assuntos políticos semanal

RDP  - África, Debate africana no painel onde estão representadas cinco (5) países (5) cinco (5) vozes - Angola está – Adolfo Rodrigues Maria, Cabo – Verde está – José Luís Hoffer Almada, Guiné – Bissau está – Eduardo Rodrigues Fernandes, Moçambique está – Sheila Pereira Kahan e São Tomé e Príncipe está, Abílio Bragança Neto.

O nosso país RGB, há muito tempo, já não temos voz que fala da situação política, económica e social do país está lá personalidade que fazia parte do sistema do país, Ele agora é o representante no painel mas está Representar o partido político o (PAIGC) ao mesmo tempo Ele é porta – voz de Domingos Simões Pereira – Presidente do partido Porquê? Não sei responder as razões e motivos e Ele é o meu grande amigo. Amigos, amigos, mas assuntos interno do país RGB a parte, que é muito frágil é preciso tratar as notícias e cuidar com as nossas intervenções, porque pequena faísca acende logo o lume e é preciso tomar muito cuidado em tudo.
IMAGEM DE FAMÍLIA DE CEDEAO
Quarta - feira, 07/02/2018 Líderes CEDEAO Decreta sanções aos guineenses

CEDEAO SANCIONA GUINEENSES QUE ESTÃO A DIFICULTAR O CUMPRIMENTO DO ACORDO DE CONACRI – DISSE A ORGANIZAÇÃO REGIONAL. É SÓ ESTES? NÓS GUINEENES TEMOS A DÚVIDA!

CEDEAO - É uma organização Regional fundada em 28 de Maio de 1975, hoje tem a sua própria moeda e braço militar armadas até aos dentes, com sede em Nigéria Abuja, conta atualmente com 15 membros efectivos.

Como é possível uma organização regional como CEDEAO cometer tantas falhas e tantos erros na resolução dos problemas do país tão pequeno, como a nossa República da Guiné – Bissau?

CEDEAO - Nunca foram até ao fundo das sucessivas crises políticos que os nossos políticos criam sem necessidades isolam o país a muito e muito tempo e nunca responsabilizaram os verdadeiros responsáveis da crise, Eles fazem o trabalho superficialmente e deixam tudo na mesma.

A nossa Organização lusófona CPLP, o que é tem feito ao longo desses anos todos em particular Portugal? - Portugal não pode ficar com braços cruzados a espera, quando os nossos políticos ou corruptos forrem apertados corridos, expulsos ou fogem do país, correm para aqui esconder e depois voltarem lá mais para fazer confusões. Nós sabemos que Eles roubam o dinheiro do povo e vem aqui e escondem

Não são necessários irmos até a China procurar os culpados, são mesmos os nossos políticos, incapazes de gerir os seus partidos, os seus movimentos políticos e o país e deixam todos os amigos países vizinhos, de todo mundo e todas as instituições imiscuírem nos assuntos interno do país, que deviam ser resolvidos internamente – antigamente os nossos velhos aconselhava-nos e assinavam-nos que as roupas sujas lavam-se em casa.

Tudo isso passa porquê? Porque a constituição, as leis vigentes do país, estatutos da sociedade civil, de movimentos e partidos políticos, as hierarquias nunca são respeitadas e nem cumpridas, há pessoas que acham, que podem fazer tudo e esquecem que essas ferramentas acima mencionadas não os permitem, mesmo assim fazem, porque acham que alguém está a mais e tem que ser subtraído.

CEDEAO - Nunca ajudou resolver bem os problemas que os nossos políticos criam sem necessidades as vezes pioram as coisas, ficam com as mãos atadas devido os comportamentos, atitudes e manipulação dos nossos políticos porque, muitos reclamam direitos que julgam que tem e não têm.

Na República da Guiné - Bissau muitos julgam, quando são eleitos ou nomeados para um cargo público pode fazer tudo e mais alguma coisa e esquecem-se que têm a constituição, as leis e estatutos dos partidos e movimentos políticos que não lhes permitem fazer tudo.
O quê que a CEDEAO fez – Sancionaram, algumas pessoas ou personalidades, que não deviam ser sancionados. As personalidades as instituições que deviam ser sancionados não foram.,

Vizinhos, são os vizinhos, aqueles que Deus nos dão e não há alternativas, podemos escolher amigos, vizinhos não.

Dirigentes do PAIGC são - Donos de todos os males da nossa sociedade e do país Eles são Responsáveis de: Confusões, estabilidade política, de crise, da desconfiança, de divisão da sociedade guineense, de assassinos, de guerra, de corrupção, de prepotência, de manipulação de opinião pública, de traição a pátria e dos nossos heróis, de abuso de poder etc e etc.

Constituição, as leis vigentes do país, estatutos dos seus próprios partidos e movimentos políticos, não são cumpridas as hierarquias não são respeitadas.

Os nossos políticos têm que perceber que a democracia é a diferença e é motor de desenvolvimento da sociedade e do país. Tudo está nas nossas mãos nós (Guineense) todos temos que trabalhar juntos, se trabalharmos juntos os somatórios são maiores. Temos que trabalhar com cabeças abertas e não com o coração, o coração não resolvem os problemas agravam-se.

Pergunto a todos os nossos políticos, se os seus objectivos não são as mesmas, ajudar resolver todos os problemas da sociedade (pessoas e instituições e do país)? Que significa o desenvolvimento da sociedade, os caminhos e ponto de vistas podem ser diferentes, repito se objectivo é a mesma, então o que devemos fazer?

Sentar a mesma mesa, dialogar com coração aberta, sem tabus, sem pedras, sem manducos e nem armas escondidas. Falar de tudo e não deixarem nada para fazer e nem para dizer, no final beberem água frasca, abrasarem-se e apertarem os braços fraternos, bem e continuarem falar permanentemente porque a democracia é o processo, os nossos políticos têm que entender isso e o poder são os valores incalculáveis e devem ser partilhadas.

Atenção Ele também não é interno, um dia estamos lá em cima, sentados e bem e outro dia está cá em baixo e as vezes em pé sem acento.

Ninguém ganhou nada, nós todos guineenses e amigos da Guiné – Bissau, perdemos. Vamos continuar a perder e pôr em causa gerações vindouras e o país? Mas atenção, difícil não é o sinónimo de impossível, desde que tenham, homens e mulheres de boa vontade disciplinados, sérios trabalhadores, que dizem a verdade, de confiança, disponível para fazerem missão impossível, quero eu dizer, pessoas certas bem colocadas nos lugares certas bem organizados, com provas dadas, que não nos faltam – Dentro e fora das portas e em todas as áreas – (Técnicas, profissionais e política)

Temos que escolher personalidades – Sem interesses, sem preferências, sem interferências, sem manipuladores de opinião pública, sem banditismo, sem corruptos, sem indisciplinados sem ilusões, sem medo é só assim é que podemos fazer o possível, todos juntos para que o melhor fosse feito - para bem do país e da sociedade guineense. É possível fazer mais e melhor com muito ou pouco, o nosso país tem todas as condições.

Tudo que se passa no nosso país a mais de quarenta (40) anos são criados pelos nossos políticos, porque muitos querem viver em cima das suas possibilidades e enriquecer em curto espaço de tempo, resolverem todos os seus problemas e dos amigos, quando chegam a esfera do poder, sem darem nada em troco e quando saírem do poder ficam ricos, com os seus problemas económicas resolvidos o povo e o país ficam nas mesmas ou continuam nas misérias e vem outros fazem mesmas coisas e assim sucessivamente.

Pessoalmente sou - Nós guineenses todos somos ditas, Cidadãos Conscientes e Inconformados com a actual crise político, que os nossos políticos criaram ou dirigentes do PAIGC criaram, sem necessidades, aliás é a doce ou truques que o PAIGC nos habituou a quase cinquenta (50) anos. Dirigentes do PAIGC, já nos mostrou que não têm soluções para o país e é obstáculos para toda sociedade guineense e os amigos da Guiné - Bissau.
E agora? O que fazer? É incógnita e é difícil fazer prognósticos.

É uma vergonha para todos nós, atual estado das coisas negativas dentro e fora das portas – Nós todos guineenses não devemos desistir de lutar para bem das gerações vindouras e do nosso país, desistir é um sinal de fraqueza. Nós todos temos que juntar as pessoas de boa vontade, trabalhadores, sérios de confianças para combater estado das coisas negativas sem tréguas.

Não posso ficar calado, isento e nem posso apenas observar e ficar mudo, sem dizer nada absolutamente nada, tudo isso para mim pessoalmente são crimes imperdoável, o mal tem que ser combatidas com todos os meios ao nosso alcance e ditas em voz alto e em bom-tom doa quem doer a verdade deve ser dita. Por favor, não me peçam ser isento - Seção face as misérias das nossas casas, da nossa família, da nossa Região, do nosso povo sério e do nosso país são umas cumplicidades imperdoáveis. 

Cidadão pro – activo Malam Gomes - Nunca e nem quer ser, aliás nunca e nem serei uma pessoa isenta, estarei sempre presente e apelo que nenhum outro cidadão automobilizado deve, pois o custo de isenção popular são:

Anarquia, abuso do poder, nepotismo, arrogância, desordem, corrupção, manipulação de opinião pública e é desprezos dos amigos que nos ajudam, das pessoas sérias de confiança que trabalham, dos bons políticos, governantes e cidadão sérios. Quem é culpado de tudo isso, são os nossos políticos incapazes, manipuladores de opinião pública e corruptos.

Sem ideias, sem propostas, sem projectos de curto, médio e longo prazo para a sociedade e o país – Amigos vejamos, hoje maior parte das nossas mulheres ou pessoas não são consideradas pessoas de bem – Algumas mulheres leiloam-se aos homens bandidos, desculpam-me pela gravidade da expressão, mas essas são as puras verdades ou realidades da nossa terra e nossa sociedade guineense. Homens já não conquistam as mulheres por amor e nem ao contrário – Elas estão ai pronta a leilão a quem dar mais ou pagar mais leva.

Perguntam-se, com estado das coisas negativas dentro da nossa sociedade com atual comportamentos dos seres humanos em todo mundo – Ele o (Mundo) vai de mal a pior e nós guineenses optamos ou escolhemos o péssimo. Vamos continuar no péssimo? Nós somos cegos, mudos e surdos. porquê? Temos sociedades medíocres que acreditam em tudo e agora? O que fazer com? Manipuladores de opinião pública, com sociedade que continuam ser cega no pleno Século XXI, falta de solidariedade logo ai vem malandrins, aproveitamentos, Banditismos, imoralidades, desorganizações, indisciplinas, interferências, preferências, corrupção, injustiça e incumprimentos.

Pergunta-se outra vez não devia merecer um reparo de todos Nós? A minha defesa é a solidariedade com as vítimas do sistema, bem montadas, aqui vai, o meu ponto de vista, as minhas maiores preocupações e solidariedade com as vítimas do sistema.

Nenhum guineense pode fingir que tudo está bem na nossa terra, ninguém ganhou ainda nada, mais de que meio século da nossa independência e nem ninguém vai ganhar nada, se os nossos políticos continuarem com os seus comportamentos, as suas atitudes, luta pelo poder e de deita a baixo, não podemos ignorar os males que passa na nossa terra e na nossa gente RGB – Como guineense da natureza, nunca poderei ser uma pessoa isenta e peço a todos, que não tentem ser isentos de tudo mal que passa no país e que nos afectam todos dentro e fora das portas.

Não podemos abdicar das nossas obrigações, moral, e patriótica, de apontar os nossos erros, as nossas culpas, as nossas responsabilidades ou culpabilizar os outros os nossos próprios erros, culpas ou nossas responsabilidades.

Criamos os problemas e temos as dificuldades para resolver e chamamos alguém para resolver, então vai resolver da sua maneira. Se era para nos ajudar, nós é que sabemos em quê, e apontar os caminhos que queremos seguir e não ao contrário.
Segundo a doutrina cristã, a violência é legítima, para pôr fim a própria violência, mas não apelam a violências.

Com todas as dificuldades, mesmo assim temos lá no país embora poucos  bons técnicos superiores, profissionais e qualificados, bons trabalhadores, esses não têm as condições e nem equipamentos para trabalhar, os que estão lá a sacrificar, trabalham com serias dificuldades, sem meios para trabalhar, chega ao fim do mês os salários que recebem, não chega para pagar todas as suas despesas e encargos familiares, muitos trabalham chega ao fim do mês, nem vê a cor do dinheiro.

Surpreendentes alguns têm bons carros, muitas mulheres, muitos filhos, muito e muito dinheiro, até alguns andam brincar com o dinheiro e outros dinheiro zero (0), até dificuldades para comprar os produtos da primeira necessidade.

Os culpados? Os mesmos quase todos os nossos políticos, que criaram os problemas sem necessidades, querem resolver, não conseguem, porque não tinham medidos as consequências dos passos que estavam a dar e os resultado estão, a vista de todos - Exemplo: criei os problemas na minha casa, sem necessidade e não consigo resolver e chamei alguém para resolver, então vai resolver da sua maneira é o que está acontecer no nosso país e assim vai continuar. Se era para me ajudar é a outra coisa eu é que sei o que eu quero e os caminhos que quer seguir e não ao contrário, como acontece e vai continuar a acontecer dentro da nossa sociedade guineenses dentro e fora das portas é uma vergonha para todos nós, temos que reverter a situação.

O dinheiro veio para criar problemas e classificar as pessoas?

Se não houvesse o dinheiro como é que era a nossa sociedade e o nosso mundo hoje no pleno século XXI? Também é bom o dinheiro veio para nos classificar e responsabilizar-nos.

Antigamente não havia o dinheiro e nem políticos o comercio fazia-se através de troca de produtos e estava-mos muito bem e depois veio o dinheiro, para complicar a vida de sociedade ou as nossas vidas e para classificar-nos.

Hoje, em particular em África, não temos líderes temos chefes, que querem o poder, mas não é o poder é que eles querem, querem sim mais dinheiro e lutam para conquistar a chefia, ter mais dinheiro e usam todos os meios ao seu alcance, alguns quando lá chegam querem ficar para toda a vida. O nosso mundo ou o nosso (Continente Africano) precisa dos líderes e não de chefes, os líderes que passam as mensagens da confiança, falam e ouvem as pessoas, fazem as pontes, os contactos - directa e indirectamente e multiplicam ou fazem os líderes e deixam sempre os seus lugares – história, legados a disposição de todos quando saem do poder.

Os poderes são valores incalculáveis e devem ser partilhadas, mas alguns líderes africanos não sabem, porque não estão preparados para serem líderes carismáticas e deixarem a histórias e legados, muitos só sai com empurram, forçados ou com golpe de estado, que não era bom - Atenção o dinheiro perdem os valores, quando forem colocados em cima dos seres humanos, se forem mal usados é o que vemos é o que acontecem um pouco por toda a nossa planeta.

Vejamos - Tenho uma, duas ou três ou cinco casas só para uso familiar é muito, mas é normal, mas se for muitos, mais por exemplo: uma dezena ou mais, para o mesmo objectivo como alguns têm, então os nossos patrimónios perdem os valores.

Dinheiro idem – Tenho um bom emprego, ou sou um bom empreendedor, só o fundo maneio para reserva de assuntos familiares, se conseguir guardar ou ter uma garantia de € 5000,00, € 30.000,00, € 50.000,00 ou € 100.000,00 até ali é normal, mas se ter esse capital como um fundo maneio ou garantia e quer mais milhões € 200.000,00, € 300.000,00, € 500.0000,00 ou mais de que um milhão (€ 1000.000,00), daí o dinheiro perdem os seus valores.

Hoje as vidas de um ser humano, não valem nada, porque alguns acham o dinheiro valem mais ou está em cima dos seres humanos, próprio seres humanos hoje são tratados como mercadorias que – Raios da liberdade, democracia são estes no pleno Século XXI. - São escravaturas, camufladas dos nossos políticos e os donos do tako.

PS – tel. Casa - 00.351. 214411163 – Ser. 00.351.218.152.63
        Tlms – 00.351.966.927.772 ou 00.351.920.211.070

Malam Gomes – Cidadão Comum Pró – Activo Automobilizado 

                                
Av. João de Freitas Branco, Nº 21 – 3º B Caxias Oeiras    


Sem comentários:

Enviar um comentário