quinta-feira, 24 de maio de 2018

DGCI LANÇA SISTEMA DE GESTÃO FISCAL NOS BAIRROS DE BISSAU


A direcção-geral de Contribuições e Impostos (DGCI) lançou esta terça-feira (22 de Maio) o sistema integrado de gestão fiscal nos bairros de Bissau, nomeadamente repartição fiscal de Ajuda, de Santa-luzia e de chão de papel/ Varela.

O sistema ora lançado vai permitir a gestão das inscrições dos contribuintes, gestão de impostos e gestão do controlo das actividades fiscais.

O acto foi presidido pelo Secretário de estado do Orçamento e Assuntos Fiscais Carlos Alberto Djata que afirmou que os avanços registados até aqui não constituem por si um fim mas seria se assim fosse.

“ Com este alargamento, pode-se apontar múltiplas vantagens nomeadamente, a redução de custos com impressão de cadernetas, a inscrição de contribuintes pela área de jurisdição, o controlo da situação fiscal dos contribuintes, a centralização da base de dados dos contribuintes e a disponibilização de informações em tempo real”, explica o Secretário de estado.

No entanto, o director-geral de Contribuições e Impostos Numna Gorgy Medina sublinhou que com este sistema o processo fica mais simples para o estado e ao contribuinte, e até este momento o estado fazia o contribuinte perder tempo com a demora verificada antes do lançamento deste sistema.

«Temos que olhar para o lado do contribuinte. Um contribuinte que desenvolve uma actividade comercial, não gosta de perder tempo. E a verdade é que até este momento, o estado fazia o contribuinte perder o tempo motivando-o a fugir do fisco», afirma Medina.

Por outro lado, explicou que o sistema lançado vai permitir aos bairros fiscais seguir melhor os contribuintes “ porque antigamente, todo o processo de seguimento era manual e hoje há uma base de dados que podem ser melhorados pelos próprios bairros fiscais e uma vez introduzidos os dados, todos os funcionários de uma repartição fiscal passa a saber quem são os contribuintes dos diferentes bairros fiscais, quais são os impostos que pagam e com que regularidades pagam estes impostos”.

Para a instalação deste sistema é disponibilizado 22 milhões de francos CFA.

Por: Nautaran Marcos Có/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário