quarta-feira, 5 de outubro de 2016

"UMA GRANDE VITÓRIA PARA OS PAÍSES DE LÍNGUA OFICIAL PORTUGUESA" - PM DA GUINÉ-BISSAU

Bissau, 05 out (Lusa) - O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Baciro Djá, classificou hoje como "uma grande vitória" a eleição de António Guterres como secretário-geral das Nações Unidas.

"Era expectável, é uma grande vitória para a comunidade internacional, para Portugal e para os países de língua oficial portuguesa, tratando-se de um cidadão da nossa comunidade", referiu o líder do governo guineense, em Bissau, à margem de uma reunião do Conselho de Ministros.

Baciro Djá considera que António Guterres é "um homem sensato, inteligente, equilibrado e que vai conseguir compreender as dinâmicas existentes na nova ordem política internacional".

O governo da Guiné-Bissau "está feliz", sublinhou o primeiro-ministro, "e certamente o povo" também, acrescentou.

Baciro Djá fez votos de "sucesso" e espera que o novo secretário-geral "possa traduzir na prática as reformas que o sistema das Nações Unidas precisa, já há muito tempo", concluiu.

O antigo primeiro-ministro português António Guterres foi hoje indicado como secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) pelo Conselho de Segurança à Assembleia-geral, que deverá aprovar o seu nome dentro de alguns dias.

O Conselho de Segurança anunciou hoje que o português é o "vencedor claro" da votação, recebendo 13 votos de encorajamento (em 15 votos), sem qualquer veto.

Este órgão, com poder de veto, deverá aprovar na quinta-feira uma votação formal a indicar o nome de António Guterres para a Assembleia-Geral das Nações Unidas, formalizando assim a eleição do sucessor de Ban Ki-moon.

Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário